RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas: desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

Autor Braga, Fernanda Bueno;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2588111475137591;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas: desafios e possibilidades;
Resumo Esta pesquisa busca compreender os papéis do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas diante às dificuldades que surgem no processo educativo dos estudantes com deficiência no Curso Técnico, modalidade integrado. Portanto, tem como objetivo geral analisar os desafios e as possibilidades vivenciados pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no desenvolvimento de estratégias de gestão que visam à promoção do processo educativo no Curso Técnico de Informática para Internet na modalidade Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) - Câmpus Gravataí, localizado no Rio Grande do Sul, na cidade de Gravataí. Na revisão de literatura, apresenta-se uma análise de dissertações sobre a temática da inclusão, trazendo reflexões sobre o NAPNE, os desafios e as possibilidades que os seus membros encontram na gestão da organização e da atenção às necessidades educativas de estudantes com deficiência no Curso Técnico de Informática para Internet na modalidade integrada ao Ensino Médio, do IFSUL Câmpus Gravataí, a partir dessas produções acadêmicas. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, com três gestores e quatro membros do NAPNE e análise documental de legislações e documentos institucionais. A partir da análise dos dados coletados, chegou-se a compreensão dos desafios do NAPNE frente ao processo educativo dos estudantes com deficiência, que vão desde a falta de recursos financeiros e humanos, até a necessidade de formação dos servidores quanto à educação inclusiva, bem como as suas possibilidades das quais se destaca a perspectiva de um olhar inclusivo, favorecendo a construção de um processo educativo exitoso para esse grupo de estudantes. Foi elaborado uma sugestão de formação continuada, como proposta de intervenção pedagógica, a partir da análise dos dados coletados, desse modo fazendo com que a pesquisa tenha uma contribuição mais significativa para o Câmpus Gravataí.;
Abstract This research seeks to understand the roles of the Center for Support to People with Specific Needs in face of the difficulties that arise in the educational process of students with disabilities in the Technical Course, integrated modality. Therefore, the general objective is to analyze the challenges and possibilities experienced by the Center for Support to People with Specific Needs (NAPNE) in the development of management strategies aimed at promoting the educational process in the Technical Course of Internet Computing in Integrated mode of the Federal Institute of Education, Science and Technology Sul-rio-grandense (IFSUL) - Gravataí Campus, located in Rio Grande do Sul, in the city of Gravataí. In the literature review, an analysis of dissertations on the theme of inclusion is presented, bringing reflections on the NAPNE, the challenges and possibilities that its members encounter in managing the organization and the attention to the educational needs of students with disabilities in the Technical Course of Computer Science for Internet in integrated mode to High School, IFSUL Câmpus Gravataí, from these academic productions. The research approach is qualitative and the instruments used were semi-structured interviews with three managers and four members of NAPNE and documentary analysis of legislation and institutional documents. From the analysis of the data collected, it was possible to understand the challenges of NAPNE facing the educational process of students with disabilities, ranging from the lack of financial and human resources, to the need for training of servers regarding inclusive education, as well as its possibilities of which stands out the perspective of an inclusive look, favoring the construction of a successful educational process for this group of students. A suggestion was made for continued education, as a proposal for pedagogical intervention, based on the analysis of the data collected, thus making the research have a more significant contribution to the Câmpus Gravataí.;
Palavras-chave NAPNE; Estudantes com deficiência; Processo educativo; Students with disabilities; Educational process;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-11-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12189;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística