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Educação de jovens e adultos e alfabetização como possibilidade de inclusão social da mulher

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Autor Almeida, Aline de;
Orientador Klein, Rejane Ramos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7794555709395113;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Educação de jovens e adultos e alfabetização como possibilidade de inclusão social da mulher;
Resumo Este trabalho de conclusão apresenta uma pesquisa que tem por objetivo compreender os efeitos da alfabetização sobre a inclusão social de um grupo de mulheres participantes de um projeto de alfabetização, desenvolvido na Comunidade da Ocupação do Justo, no município de São Leopoldo/RS. A temática relaciona-se à alfabetização na EJA, considerando questões de gênero e inclusão social. O grupo de mulheres constitui-se a partir de um projeto desenvolvido em parceria entre dois programas de ações sociais da Unisinos – Educas e Tecnosociais, e é apoiado pela Congregação Missionárias de Cristo Ressuscitado, que acompanha as mulheres em situação de vulnerabilidade social da comunidade, assim como as mulheres da Cooperativa Mundo Mais Limpo, onde a proposta do projeto nasceu. É um estudo que se aproxima da metodologia de pesquisa-ação por conta da convivência e da participação no processo educativo dessas mulheres. A metodologia do estudo foi construída a partir de entrevistas narrativas e registros de atividades realizadas com o grupo no decorrer do primeiro semestre do ano de 2017. Esse estudo permitiu entender o papel que a alfabetização cumpre na vida dessas mulheres propiciando o desenvolvimento da autonomia, emancipação e interação social. Foram utilizados autores como: Freire (1987; 2011); Prestes (2007); Soares (1999; 2003; 2004; 2012) e Schwartz (2010), e evidenciaram-se quatro unidades de análises: Alfabetização e relações de gênero: “[...] aprender mais e ter um conhecimento”; Aprender a ler e a escrever por meio das Interações Sociais; Alfabetização para o trabalho ou formação para a vida? E, Alfabetização para a emancipação das mulheres. Esta análise possibilitou compreender que o projeto de alfabetização pode contribuir para a inclusão social dessas mulheres de forma a oferecer-lhes condições para desenvolverem suas atividades com maior autonomia, independência e segurança. Assim como oportuniza um espaço de socialização, onde as interações sociais podem contribuir para uma aprendizagem significativa potencializada pela parceria e identidade cultural do grupo.;
Palavras-chave Alfabetização; EJA; Inclusão social;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-07-03;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12335;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


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