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As expectativas e motivações de famílias que ingressam em um projeto social de forma voluntária: a experiência de um serviço de convivência em Porto Alegre/RS

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Autor Dorneles, Keyla Malaquia;
Orientador Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título As expectativas e motivações de famílias que ingressam em um projeto social de forma voluntária: a experiência de um serviço de convivência em Porto Alegre/RS;
Resumo A proposta deste trabalho foi investigar quais são as expectativas e motivações das famílias que buscam, de forma voluntária, um projeto social para inserirem seus filhos. Além disso, também se propôs a analisar quais são as contribuições que o ingresso em um projeto social pode trazer para a vida escolar e social destes educandos. Diante disso, esta monografia apresenta diferentes categorias de projeto social, levando em conta que há diversas áreas de atuação e a educação é apenas uma delas. Neste sentido, a intenção era justamente analisar se as expectativas expostas pelos sujeitos estariam de acordo com os objetivos que cada instituição carrega consigo, sobretudo na perspectiva do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é o serviço no qual este trabalho foi desenvolvido. Para que fosse possível alcançar esses resultados, foram aplicados questionários com pais e responsáveis de crianças e adolescentes que já estão inseridos em um projeto social, e também foi realizada uma entrevista estruturada com pais e responsáveis de crianças e adolescentes que estavam na lista de espera por uma vaga na mesma instituição, deste modo, se caracterizando como um trabalho de caráter quali-quantitativo. Através destes instrumentos, foi possível obter respostas que evidenciam a preocupação dos pais com a proteção social de seus filhos, bem como o interesse em proporcionar a eles experiências que qualifiquem suas aprendizagens, sendo estes os principais motivos pelos quais buscam instituições deste gênero. A partir destes resultados, conclui-se que as mulheres chefes de família, geralmente monoparentais, têm a necessidade de procurar espaços de confiança e proteção onde possam deixar seus filhos no turno inverso ao da escola, para que estes não fiquem nas ruas, suscetíveis aos riscos apresentados nas comunidades onde vivem. Por fim, destaco que as famílias apresentam expectativas adequadas em relação à instituição, uma vez que os objetivos traçados pela PNAS para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são justamente a promoção da Proteção Social e da emancipação dos sujeitos frente às suas vulnerabilidades, objetivo que pode ser alcançado mediante a educação.;
Palavras-chave Educação não-escolar; Educação social; Projeto social; Vulnerabilidade social; Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-07-04;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12345;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


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