Resumo |
O presente estudo surgiu a partir da atuação como docente, onde nasceram certas indagações sobre o processo de alfabetização, neste caso, em relação aos jogos e sua real contribuição neste processo. Assim, buscou-se compreender se os jogos do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – contribuem de fato para o processo de alfabetização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, foi analisado amplo embasamento teórico, utilizando diversos autores. A partir dessa análise, foi possível compreender conceitos que fazem parte do processo de alfabetização. Também foi aplicado um questionário com quatro professoras alfabetizadoras da rede pública municipal do município de Pareci Novo/RS, a fim de conhecer um pouco mais das suas práticas pedagógicas como docentes atuantes em turmas de alfabetização. Além disso, foi realizado um estudo sobre os tipos de jogos voltados à alfabetização, trazidos pelo PNAIC, oferecidos como ferramenta de auxílio para utilização com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir disso, pude analisar esses dados e concluir os benefícios que o jogo traz como facilitador do processo de alfabetização e compreender as práticas docentes envolvidas, concluindo, também, a evidente importância do professor escolher adequadamente o jogo que contemple os objetivos a serem trabalhados no nível de aprendizagem em que está inserido.; |