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Memórias do processo formativo de alunas na Escola Normal Regional Santa Teresinha em Imperatriz/MA: culturas e práticas escolares (1960-1964)

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Autor Aguiar, Christiano Roberto Lima de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8192781524584653;
Orientador Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0388501284300091;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Memórias do processo formativo de alunas na Escola Normal Regional Santa Teresinha em Imperatriz/MA: culturas e práticas escolares (1960-1964);
Resumo Este estudo tem como objetivo analisar o processo formativo e as práticas cotidianas das normalistas, bem como a cultura escolar produzida na Escola Normal Regional Santa Teresinha localizada no município de Imperatriz/MA, no período compreendido entre os anos de 1960 e 1964. O recorte temporal desta investigação recai sobre seu período de instalação por uma necessidade de formação profissional para o município, até o ano de finalização das turmas Normais Regionais. Defendo a tese de que as práticas cotidianas e a cultura escolar produzida na Escola Normal Regional Santa Teresinha, influenciaram, em alguma medida, no desenvolvimento educacional da região e nas formas do exercício da docência dos professores que atuam na Educação Básica de Imperatriz. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia centra-se na História Oral, cujos documentos foram produzidos a partir das narrativas de memórias de sete normalistas egressas da Escola Normal Regional Santa Teresinha. Também, foram utilizadas fontes institucionais, articuladas às narrativas. Por meio das memórias mobilizadas foi possível entender as representações de um tempo e espaço relativos a uma instituição confessional católica, voltada especificamente à formação da mulher-professora. As práticas cotidianas relembradas revelaram atribuições que envolviam corpo, mente, arte e fé. O currículo tinha por objetivo formar a professora-esposa-mãe de tal modo que além da formação pedagógica se contemplavam também disciplinas voltadas ao cuidado com o lar. Além do aprendizado, evidencia-se os vínculos de amizade que se formaram na escola e que, em determinados casos as mantêm ainda próximas. Assim, a Escola Normal Regional Santa Teresinha se constituiu em um espaço de conquista pessoal e profissional, ampliou o universo cultural das jovens que desempenharam, após a formação como normalistas, ações que ultrapassaram o cuidado com o lar e contribuíram com a educação do município de Imperatriz/MA e de seu entorno.;
Abstract This study aims to analyze the formative process and daily practices of normalists, as well as the school culture produced at Escola Normal Regional Santa Teresinha located in the municipality of Imperatriz/MA, in the period between 1960 and 1964. This investigation falls on its installation period due to a need for professional training for the municipality, until the end of the Regional Normal classes. I defend the thesis that the daily practices and school culture produced at the Escola Normal Regional Santa Teresinha influenced, to some extent, the educational development of the region and the ways in which teachers who work in Basic Education in Imperatriz teach. To achieve the proposed objectives, the methodology is centered on Oral History, whose documents were produced from the narratives of memories of seven normal students who graduated from Escola Normal Regional Santa Teresinha. Also, institutional sources were used, articulated to the narratives. Through the mobilized memories, it was possible to understand the representations of a time and space related to a Catholic confessional institution, specifically aimed at the training of female teachers. The daily practices remembered revealed attributions that involved body, mind, art and faith. The objective of the curriculum was to train the teacher-wife-mother in such a way that, in addition to pedagogical training, subjects related to home care were also covered. In addition to learning, the bonds of friendship formed at school are evident and which, in certain cases, keep them close. Thus, the Escola Normal Regional Santa Teresinha became a space for personal and professional achievement, expanding the cultural universe of young people who performed, after training as normalists, actions that went beyond home care and contributed to the education of the municipality of Imperatriz/MA and its surroundings.;
Palavras-chave História da Educação; Escola Normal; Práticas cotidianas; Cultura escolar; History of Education; Normal School; Everyday practices; School culture;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-02-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12490;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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