RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A importância do incentivo à leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: desafiando alunos do 3º ano no hábito pela leitura em aulas remotas durante a pandemia

Mostrar registro simples

Autor Souza, Kátia Elisa Regauer de;
Orientador Fronza, Cátia de Azevedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A importância do incentivo à leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: desafiando alunos do 3º ano no hábito pela leitura em aulas remotas durante a pandemia;
Resumo Este trabalho tem como objetivo tecer algumas considerações refletindo sobre a importância do incentivo à leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, propondo desafios metodológicos e literários para 15 alunos do 3º ano do ensino privado. Esses estudantes foram convidados a ler durante as aulas remotas no ano de 2020, visando à formação do hábito da leitura. Neste cenário, esta pesquisa pretende identificar e refletir sobre as práticas em torno do livro em sala de aula e como elas podem contribuir para a formação de alunos leitores distanciados da escola pelo contexto de pandemia. Para o alcance desse objetivo geral, conto com o apoio de autores como Solé (1998), Freire (2000), Cagliari (2009), Mochinski (2021), Curti e Wellichan (2021) que versam sobre a importância da prática incentivadora na formação de cidadãos leitores desde a mais tenra idade. São considerados dois desafios de leitura elaborados como estratégias de incentivo ao hábito da leitura durante o período de ensino remoto. Assim, após o convite a toda a turma para a adesão ao projeto com os desafios, os alunos receberam atividades personalizadas, que, dependendo das possibilidades de cada família, eram retiradas na escola, ou enviadas por WhatsApp, valendo-se de plataformas digitais como o Google Classroom. Foi possível perceber que, através da elaboração de práticas literárias como incentivadoras ao hábito da leitura, os alunos descobriram que é possível adquirir o prazer de ler e usufruir de seus benefícios e como o papel da família é importante para sua efetivação.;
Palavras-chave Leitura; Formação de leitores; Ensino fundamental; Ensino remoto; Pedagogia;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-17;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12556;
Nivel Graduação;
Curso Pedagogia;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística