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Mulheres negras em ação: o ativismo intelectual nos cursos de formação promovidos no Rio Grande do Sul

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Autor Schuck, Camila Botelho;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8795984289862047;
Orientador Vieira, Miriam Steffen;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1962233945232825;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Mulheres negras em ação: o ativismo intelectual nos cursos de formação promovidos no Rio Grande do Sul;
Resumo O ativismo intelectual das mulheres negras vem de longos passos, atravessando a academia e os demais espaços da sociedade de múltiplas formas: por meio da luta por políticas afirmativas, da divulgação da cultura afro-brasileira, por músicas, poesias, biografias e demais formas de expressão. O presente trabalho busca observar como essas mulheres têm desenvolvido, através de cursos e ciclos de debate, esse ativismo dentro e fora de suas comunidades, atrelando elementos teóricos, experiências de vida, militância e religiosidade. A partir da etnografia realizada no evento Ciclo de Debates Meninas de Oyà, produzido na cidade do Rio Grande – RS, atrelado a outros eventos que compuseram o fio condutor desta análise, proponho a reflexão sobre os elementos que compõem esse ativismo intelectual, aliada aos escritos de mulheres negras que produziram conhecimento do Norte ao Sul global, destacando, entre elas, Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Patricia Hill Collins. Como resultado do material produzido, observei como as dinâmicas da sociedade brasileira, em específico a história da população negra no Rio Grande do Sul, se converteu em uma maciça barreira para a igualdade e a responsabilidade social. As mulheres que conseguem transpor essa barreira, como consequência, acabam lidando com uma sobrecarga de tarefas e demandas que envolvem sua família, seu trabalho e o peso da responsabilidade com seu entorno. Nos eventos, em sua maioria, também se identificou uma diversidade no que diz respeito a idade, classe social, escolaridade e raça. Quanto ao último quesito, dentro de alguns eventos, destacou-se o racismo por parte de indivíduos brancos questionando as experiências de pessoas negras, demonstrando, no espaço de diálogo, a falta de conhecimento da branquitude nas especificidades do racismo estrutural que se desenvolve ao Sul do país. Como conclusão, o que fica são os esforços das mulheres negras em criar espaços para a disseminação do conhecimento entre a população, a duras penas de sobrecarga e desvalorização por parte do poder político, tendo como intuito um profundo desejo de construção de um projeto de sociedade mais igualitário.;
Abstract The intellectual activism of black women comes from long steps crossing the academy and other spaces of society in multiple ways: through the struggle for affirmative policies, the dissemination of Afro-Brazilian culture through music, poetry, biographies and other forms of expression. The present work sought to observe how these women have developed, through courses and debate cycles, this activism within their communities and outside it, linking theoretical elements, life experiences, militancy and religiosity. From the ethnography carried out in the event Ciclo de Debates Meninas de Oyà produced in the city of Rio Grande -RS and, linked to other events that made up the guiding thread of this analysis, I propose a reflection on the elements that make up this intellectual activism, combined with the writings of black women who produced knowledge from the global north to south, highlighting among them Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Patricia Hill Collins, among others. As a result of the material produced, I observed how the dynamics of Brazilian society, specifically the history of the black population in Rio Grande do Sul, became a massive barrier to equality and social responsibility that could be applied to this specific group. Among the women who manage to overcome this barrier, as a consequence, they end up dealing with an overload of tasks and demands that do not involve their family or work, but add the weight of responsibility with their surroundings. In most events, diversity was also identified with regard to age, social class, education and race. As for this last item, within some events, the counterpoint of racism made from white individuals who questioned the experiences of black people was highlighted, thus demonstrating the space for dialogue and the lack of knowledge of whiteness in the specificities of racism structure that develops in the south of the country. As a conclusion, what remains, without a doubt, are the efforts of black women to create spaces for the dissemination of knowledge among the population, under severe penalties of overload and devaluation by the political power, with the intention of a deep desire to build a project for a more egalitarian society.;
Palavras-chave Ativismo Intelectual; Mulheres negras; Militância; Responsabilidade social; Intellectual activism; Black women; Militancy; Social responsability;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-03-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12746;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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