Autor |
Sündermann, Mário; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1871640411788011; |
Orientador |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9524885475616516; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Projeto educativo comum e gestão colaborativa no contexto da Rede Jesuíta de Educação no Brasil; |
Resumo |
Este trabalho faz uma narrativa da fundação da Rede Jesuíta de Educação
(RJE) e da construção e implementação do seu Projeto Educativo Comum (PEC),
considerando como recorte temporal o período de 2014, fundação da RJE, a 2020,
conclusão do 1º Ciclo de Implementação do PEC. A pesquisa foi feita a partir de três
fontes de dados: análise documental, aplicação de questionários e sistematização de
experiência. Para chegar ao relato da fundação da RJE, foram apresentados, em
traços amplos, o surgimento e o desenvolvimento da educação na Companhia de
Jesus e o movimento de renovação da Educação Básica a partir dos anos 1960.
Grande parte da bibliografia se estrutura na literatura jesuíta, com quase quinhentos
anos de produção textual e amplo espectro de abrangência, com destaque para o
“Ratio Studiorum” (1599), um grande legado jesuíta, “Características da Educação da
Companhia de Jesus” (1986), “Pedagogia Inaciana: uma proposta prática” (1993) e
“Colégios Jesuítas: uma tradição viva no século XXI” (2019). Ainda como base teórica,
adotaram-se Werle (2001), Corsetti (2006), Sander (2005), Cellard (2008), Castells
(2006) e Lowney (2015). Na metodologia, com Goldenberg (2004) e Bardin (2016),
são apresentadas as definições para o desenvolvimento da pesquisa, destacando a
aplicação de questionários e da “sistematização da experiência”, considerando Jara
(2006) como um referencial teórico-metodológico significativo. A partir de um
questionário aberto, respondido por educadores da Rede Jesuíta de Educação que
participaram ativa e efetivamente do processo de criação e estruturação da Rede,
coletaram-se depoimentos e percepções sobre o desenvolvimento e implementação
do PEC. Do entrecruzamento dessas informações, criou-se um amplo mapa de leitura,
que possibilitou a análise, a narrativa e a identificação de acertos e desacertos desse
processo, com destaque para falas e silenciamentos. Concluiu-se que relevante para
a fundação da Rede Jesuíta de Educação foi a participação do maior número possível
de educadores no processo, para que a comunidade, posteriormente, se
comprometesse com a missão, a visão, os princípios e os valores institucionais e as
práticas indicadas pela rede. Além disso, revelou a importância de gestores (locais e
da rede) comprometidos com o processo e abertos ao trabalho colaborativo, assim
como a presença de uma coordenação central e unificadora - o Escritório da RJE -
para articulação, apoio e acompanhamento dos processos na rede e nas unidades; |
Abstract |
The aim of the current study is to describe the process to launch the Jesuit
Education Network (RJE - Rede Jesuíta de Educação), as well as the construction and
implementation of its Common Educational Project (PEC - Projeto Educativo Comum)
by taking the period from 2014 (RJE launching) to 2020 (completion of PEC’s 1st
implementation cycle) as timeframe. The research process was based on three data
sources, namely: documental analysis, questionnaire application and experience
systematization. The Education emergence and development process in the Society
of Jesus, as well as the Basic Education renovation movement that took place from
the 1960s onwards, were introduced, in broad historical strokes, to describe the RJE
launching process. Much of the bibliography was structured in Jesuit literature, which
comprises almost 500 years of textual production and wide coverage spectrum, with
emphasis on the following works: “Ratio Studiorum” (1599), which is a great Jesuit
legacy; “Características da Educação da Companhia de Jesus” [Society of Jesus’
Educational Features] (1986); “Pedagogia Inaciana: uma proposta prática” [Ignatian
Pedagogy: a practical proposal practice] (1993) and “Colégios Jesuítas: uma tradição
viva no século XXI” [Jesuit Schools: a living tradition in the 21st century] (2019). Werle
(2001), Corsetti (2006), Sander (2005), Cellard (2008), Castells (2006) and Lowney
(2015) were adopted as theoretical reference. With respect to the methodology,
definitions enabling the research development process were based on Goldenberg
(2004) and Bardin (2016), with emphasis on questionnaire application and “experience
systematization” - Jara (2006) was herein used as significant theoretical methodological reference. Statements and perceptions about PEC development and
implementation processes were collected based on the application of an open
questionnaire to Jesuit Education Network educators who actively and effectively
participated in its creation and structuring processes. A broad reading map was
developed by intertwining the collected information; it was done to enable the analysis,
narrative and identification of successes and mistakes in this process, with emphasis
on speeches and silences. In conclusion, the participation of the largest number of
educators possible in the investigated process was relevant to help founding the Jesuit
Education Network, so the community could, subsequently, commit to the mission,
vision, principles, institutional values and practices recommended by it. Furthermore,
it has evidenced the importance of having both local and network managers committed
to the process and open to perform collaborative work, as well as the presence of a
central and unifying coordination – the RJE Office – to articulate, support and monitor
processes taking place both in the network and in the units.; En este trabajo se construye una narrativa de la fundación de la “Rede Jesuita
de Educação” (RJE) y de la construcción e implementación de su “Projeto Educativo
Comum” (PEC), considerando como marco temporal el período comprendido entre el
2014, fundación de la RJE, y 2020, conclusión del 1er Ciclo de Implementación del
PEC. La investigación se basó en tres fuentes de datos: análisis documental,
aplicación de cuestionarios y sistematización de experiencias. Para llegar al relato de
la fundación de la RJE, se presentó el surgimiento y desarrollo de la educación en la
Compañía de Jesús y el movimiento de renovación de la Educación Básica a partir de
la década de 1960. Gran parte de la bibliografía está estructurada en la literatura
jesuita, con casi quinientos años de producción textual y un amplio espectro de
cobertura, con énfasis en la "Ratio Studiorum" (1599), un gran legado jesuita,
"Características da Educação da Companhia de Jesus " (1986), "Pedagogia Inaciana:
uma proposta prática" (1993) y " Colégios Jesuítas: uma tradição viva no século XXI "
(2019). También se adoptaron como base teórica Werle (2001), Corsetti (2006),
Sander (2005), Cellard (2008), Castells (2006) y Lowney (2015). En la metodología,
con Goldenberg (2004) y Bardin (2016), se presentan las definiciones para el
desarrollo de la investigación, destacando la aplicación de cuestionarios y la
"sistematización de la experiencia", considerando a Jara (2006) como un referencial
marco teórico-metodológico significativo. A partir de un cuestionario abierto,
respondido por educadores de la Red Jesuita de Educación que participaron activa y
efectivamente del proceso de creación y estructuración de la Red, se recogieron
testimonios y percepciones sobre el desarrollo e implementación del PEC. A partir de
cruzar estas informaciones, se creó un amplio mapa de lectura, que posibilitó el
análisis, la narrativa y la identificación de aciertos y desaciertos de este proceso, con
énfasis en los discursos y en los silenciamientos. Se llegó a la conclusión de que para
la fundación de la Red Jesuita de Educación fue la participación de la mayor cantidad
posible de educadores en el proceso, para que la comunidad se comprometiera
posteriormente con la misión, visión, principios y valores institucionales y las prácticas
indicadas por la red. Además, se puso en relieve la importancia de gestores (locales
y de red) comprometidos con el proceso y abiertos al trabajo colaborativo, así como
la presencia de una coordinación central y unificadora -la Oficina de RJE- para la
articulación, apoyo y seguimiento de los procesos en la red y en las unidades; |
Palavras-chave |
Rede Jesuíta de Educação; Projeto Educativo Comum; Gestão em rede; Gestão inaciana; Gestão colaborativa; Jesuit Education Network; Common Educational Project; Network management; Ignatian management; Collaborative management; Red Jesuita de Educación; Proyecto Educativo Común; Gestión de redes; Gestión ignaciana; Gestión colaborativa; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2023-11-30; |
Agência de fomento |
BAESA - Energética Barra Grande S.A; Rede Jesuíta de Educação - RJE; ANEAS - Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12885; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |