Resumen:
Este trabalho visa a refletir sobre os problemas que envolvem questões de injustiças econômicas existentes. Dado a as características do mundo atual, com suas mudanças rápidas e questões cada vez mais complexas, teorias normativas adequadas se fazem necessárias para que possamos refletir e encontrar soluções razoáveis a diversas situações que envolvem questões éticas e econômicas que necessitam de reflexões mais profundas e análises mais objetivas. Nesse sentido, este trabalho visa a analisar as concepções de justiça e o pensamento econômico elaboradas por Amartya Sen, economista e filósofo indiano, amplamente reconhecido por suas contribuições à teoria econômica do desenvolvimento, à filosofia política e à ética. Para os propósitos deste trabalho, será analisada sua concepção de justiça tal como foi elaborada em sua obra A ideia de justiça (2009). Na primeira parte deste trabalho, procurou-se evidenciar as principais características e fundamentos desta teoria, bem como apontar as vantagens desta em relação às concepções de justiça precedentes. A estrutura argumentativa do autor parte do pressuposto de que uma teoria racional e razoável deve servir de base para questões de racionalidade prática. Para isso, é necessário que ela seja capaz de fornecer tanto critérios de avaliação objetivos, que ajudem a identificar as injustiças existentes, quanto de refletir sobre os meios adequados para a redução das diferentes injustiças e a expansão das situações de justiça. Tal argumentação faz com que o filósofo indiano siga por um caminho diretamente oposto às concepções de justiça mais tradicionais, que têm o seu foco em procurar e determinar uma caracterização das sociedades e instituições perfeitamente justas. Da mesma maneira, neste trabalho, na sua segunda e terceira parte, busca-se analisar e refletir sobre algumas características do pensamento econômico seniano Para isso, iremos nos concentrar nas obras , Sobre Ètica e Economia (SEN, 1976), Desenvolvimento como Liberdade (SEN, 1998) e artigos e dissertações de comentadores. Basicamente, na segunda parte argumento que o pensamento econômico apresentado pelo filósofo indiano, se diferencia de muitas visões econômicas mais tradicionais que reduzem a avaliação da economia por meio de sua eficiência e criação de riqueza e que entendem tais mecanismos como autossuficientes. Por fim, analisamos como a obra seniana fornece enquadramento normativos razoáveis na avaliação de problemas de problemas de justiça econômica.