RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Um estudo de caso sobre a história de instituições educativas: o Colégio São José/ Montenegro/RS

Mostrar registro simples

Autor Campeão, Mara Regina de Ávila;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9030739315660305;
Orientador Corsetti, Berenice;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7405584392319464;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Um estudo de caso sobre a história de instituições educativas: o Colégio São José/ Montenegro/RS;
Resumo A dissertação que apresentamos situa-se no âmbito dos trabalhos da História da Educação, mais especificamente da história das instituições escolares. Nossa pesquisa procurou analisar os fatos que proporcionaram a transformação de uma história confessional católica em uma instituição comunitária que, segundo documentação do próprio colégio, se trata da primeira deste modelo no Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa possibilitou um aprofundamento do estudo desta instituição de ensino, o Colégio São José, tendo privilegiado o processo de transformação que acabou fazendo com que essa instituição, de presença histórica na cidade, optasse por uma mudança significativa em sua trajetória. O marco espacial escolhido nesta investigação foi a cidade de Montenegro, onde a instituição está situada. Esta escola estará, em 2006, completando cem anos de fundação. Foi responsável pela formação educacional de grande parte da comunidade de montenegrina, tendo sido, durante muitos anos, a única escola de formação de profes;
Abstract The dissertation that we present takes place in the ambit of the History of Education works, more specificly of the school institutions` history. Our research sought to analyse the facts that provided the transformation of a confessional catholic history in a community institution, which is the first one in the state of Rio Grande do Sul, according to this school`s documents. This research allowed a deep study about this teaching institution called Sao Jose School, and it privileged the process of transformation that made this institution, which has a historical presence in the city, choose a meaningful change in its trajectory. The space mark chosen in this investigation was Montenegro city, where the institution is located. In 2006 this school will be completing a hundred years of foundation. It was responsible for educational formation of a great part of Montenegro community and it was, during many years, the only school to enable Teachers of all region. The time mark was delimited in the period of 1970 u;
Palavras-chave comunidade; história da educação; Instituição escolar; community; history of education; School institution;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-02-24;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1883;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística