RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Alfabetização científica-tecnológica-digital e a plataforma Lattes: quais as possibilidades?

Mostrar registro simples

Autor Nunes, Patrícia dos Santos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3176342031459109;
Orientador Chassot, Áttico Inácio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8159020225820727;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Alfabetização científica-tecnológica-digital e a plataforma Lattes: quais as possibilidades?;
Resumo Esta dissertação tem como objetivo problematizar a experiência pedagógica que envolveu alunos e alunas de uma Escola de Ensino Médio da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, realizada durante o segundo semestre de 2006. A experiência teve como lócus o laboratório de Informática. O objetivo principal foi envolver os estudantes em atividades que utilizaram como recurso a Internet, mais especificamente, a Plataforma Lattes do CNPq, com vistas ao processo de alfabetização científica-tecnológica-digital dos mesmos, esta entendida como a possibilidade de realizar uma melhor leitura de mundo, através da linguagem da Ciência, aliada à capacidade de lidar com os artefatos tecnológicos, em especial a Informática, o que permite uma apropriação crítica dos códigos digitais. Apoiada em tal concepção, são analisados os enunciados dos alunos, dando o sentido da pesquisadora para os sentidos dados pelos mesmos à experiência pedagógica vivida. Para tanto, fez-se necessário investigar o universo que permeia a inter-rela;
Palavras-chave alfabetização científica; alfabetização digital; alfabetização tecnológica; ciência; cultura; inclusão; plataforma Lattes; culture; digital literacy; inclusion; Lattes plataform; science; scientific literacy; technological literacy;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-03-15;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1888;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística