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Planos municipais de educação: as interfaces da caminhada de construção

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Autor Assumpção, Eracilda de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9164667447767639;
Orientador Werle, Flávia Obino C.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Planos municipais de educação: as interfaces da caminhada de construção;
Resumo A pesquisa analisa, com base na trajetória histórica de construção dos Planos Educacionais, a forma como os mesmos são projetados, idealizados e construídos pela comunidade educativa e pela sociedade civil. Iniciamos nossas discussões, percorrendo a legislação em vigor, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-Lei n° 9394/96, o Plano Nacional de Educação, o Plano Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, a Lei Estadual da Gestão Democrática da Educação n° 10.576 de 14/11/1995, bem como a interação através das leituras de teóricos que convergem para o campo das discussões, nas quais nos inserimos, juntando os termos da equação às vozes já descritas, tendo como balizadores teóricos autores como: Arroyo (1997, 2003), Assmann (1999), Bobbio (1997, 2001), Calame e Talmant (2001), Cury (1999, 2000), Delors (1999), Demo (1993, 1996, 2000), Santos (2000), entre outros, os quais deram sustentação para as argumentações apresentadas. A pesquisa qualitativa foi rea;
Abstract The research analyzes, with basis in the historical trajectory of construction of the Educational Plans, the form as the same ones are projected, idealized and constructed by the educative community and the civil society. We begin our quarrels, covering the legislation in vigor, as the Federal Constitution from 1988, the Law of guidelines and Bases of the National Education n° 9394/96, the National Education plan, the State Plan Educational Rio Grande do Sul state, the State Law of the Democratic Management of the Education n° 10,576 of 14/11/1995, as well as the interaction through the readings of theoreticians who converge to the field of the quarrels, in which we insert, joining the terms of the equation to that we had already described, having as makers theoreticians authors as: Arroyo (1997, 2003), Assmann (1999), Bobbio (1997, 2001), Calame and Talmant (2001), Cury (1999,2000), Delors (1999), Demo (1993, 1996, 2000), Santos (2000), among others, who had given sustentation for the presented arguments. T;
Palavras-chave educação municipal; política educacional; planejamento municipal; Rio Grande do Sul; educational politics; municipal education; municipal planning;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-09-06;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1897;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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