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O reconhecimento de agricultores do município de Anchieta-SC, que cultivam sementes de milho crioulo, como pesquisadores e detentores de direito da propriedade intelectual sobre a melhoria dessas sementes

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Autor Campos, Antônio Valmor de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6904172748011262;
Orientador Chassot, Áttico Inácio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8159020225820727;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O reconhecimento de agricultores do município de Anchieta-SC, que cultivam sementes de milho crioulo, como pesquisadores e detentores de direito da propriedade intelectual sobre a melhoria dessas sementes;
Resumo Esta dissertação procura estabelecer conexões – numa dimensão transdisciplinar entre as áreas da Educação, da Biologia e do Direito – entre saberes acadêmicos e populares. Busca-se demonstrar que camponeses que cultivam milho crioulo no município de Anchieta-SC dominam e produzem conhecimento e tecnologia. É feita uma análise de como se caracterizam as atividades dos agricultores quando da seleção, cultivo, classificação e melhoramento das sementes de milho crioulo, evidenciando-se a condição dos mesmos como pesquisadores e detentores de Propriedade Intelectual. Destaca-se a existência de métodos próprios para selecionar e melhorar sementes de milho, aperfeiçoadas durante gerações. Nessas ações há significativas interferências e conflitos de poder exercido por diferentes instituições – como as empresas da biotecnologia e Universidades – que se assumem guardiãs do avanço tecnológico e se encarregam da preservação dos conhecimentos. Não há pretensão de estabelecer qualquer hierarquia entre saberes, mas assegura;
Palavras-chave conhecimento; pesquisadores; propriedade intelectual; agricultores; intellectual property; knowledge; researchers; farmers;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2006-08-14;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1909;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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