RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A formação do sujeito e o sujeito da formação: a relação com o saber de professores de classes de educação de jovens e adultos de São Leopoldo

Mostrar registro simples

Autor Santos, Karine dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9458633547209344;
Orientador Baquero, Rute Vivian Angelo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8091622641907777;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A formação do sujeito e o sujeito da formação: a relação com o saber de professores de classes de educação de jovens e adultos de São Leopoldo;
Resumo O presente estudo problematiza a relação que professores de classes de Educação de Jovens e Adultos estabelecem com o saber e com o ofício docente. Tem como pressuposto que os saberes, as relações e os sentidos que os sujeitos-professores constroem e transformam ao longo de suas histórias de vida estão intrinsecamente relacionados com saberes, relações e sentidos que esses sujeitos-professores constroem sobre seu ofício docente. A pesquisa está fundamentada nos estudos desenvolvidos por Charlot (2000) sobre a noção de relação com o saber e teve por objetivos: identificar, na história pessoal e escolar, elementos constituidores da opção pela docência de professores de EJA; examinar a influência dos dados da história pessoal e escolar na relação que os professores estabelecem com o saber; problematizar a relação que professores de classes de EJA estabelecem com o saber e com o ofício docente e examinar a relação que os professores de classes de EJA estabelecem com o saber pedagógico. Metodologicamente trabalhou;
Abstract The present master thesis examines the relationship that Adult and Youth Education establish with the knowledge and their profession. It is based on the premise that knowledges, the relationships and the meanings teachers build and transform throughout their lives are intrinsically related with knowledges, relationships and meanings that those teachers construct about their occupation. The research is based on the studies developed by Charlot (2000) about the notion of the relationship with the knowledge and has as its main objectives: identify in the personal and school history, constitutive elements of teacher’s option in the filed of adult and young education; examine the influence that personal and school history data have in the relationship that teachers establish with the knowledge and with their profession, and finally examines the relationship that adult and young education teachers establish with the pedagogic knowledge. From the methodological perspective, this work utilizes Baquero´s proposal of;
Palavras-chave adulto; formação; jovem; saber; professor; formative research; relationship with knowledge; teacher knowledges; teacher’s formation; adult and youth education;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-03-07;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1921;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística