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Professores contratados e o processo pedagógico nas escolas públicas estaduais

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Autor Ambrosio, Claudiomiro;
Orientador Werle, Flávia Obino C.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Professores contratados e o processo pedagógico nas escolas públicas estaduais;
Resumo O presente trabalho visa demonstrar as implicações das ações administrativas aplicadas no ensino da Rede Pública Estadual. Aborda algumas questões atuais que contribuem para inviabilizar o desempenho qualificado do professor contratado para o exercício do magistério, bem como provocar algumas inquietações emergentes da leitura e análise da legislação que cria a contratação de professores para a Rede Pública Estadual através de Contratos Emergenciais e Temporários. Discute os prejuízos pedagógicos causados à Educação Pública Estadual com a contratação de professores sem concurso público como prática sistemática dos governos. A investigação foi orientada pelo paradigma qualitativo de pesquisa, visando compreender e interpretar o contexto no qual os professores contratados estão inseridos, através de entrevistas realizadas com integrantes do Magistério Público Estadual, quais sejam os diretores de escola porque eles têm a responsabilidade administrativa de garantir o bom funcionamento da escola e respondem pelo;
Abstract The present work aims at to demonstrate the implications of the administrative cases, applied in the education of the state public net. It approaches some questions that contribute to make impracticable the qualified performance of the professor contracted for the exercise of the teaching, as well as, to provoke some emergent fidgets of the reading and analysis of the legislation current that creates the act of contract of professors for the State Public Net through Contracts Emergenciais and Temporários. It argues the caused pedagogical damages to the State Public Education with the act of contract of professors without public competition as practical systematics of the governments. The inquiry was guided by the qualitative paradigm of research, aiming at to understand and to interpret the context where the contracted professors are inserted, through interviews carried through with integrant of the State Public Teaching, which they are, the school directors because these have the administrative responsibilit;
Palavras-chave contratação; escola pública; política; política educacional; prática pedagógica; professor; Rio Grande do Sul; escola pública;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-06-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1927;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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