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A (prender) matemática é difícil: problematizando verdades do currículo escolar

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Autor Silva, Fabiana Boff de Souza da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5976728678163900;
Orientador Knijnik, Gelsa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8744369266395118;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A (prender) matemática é difícil: problematizando verdades do currículo escolar;
Resumo Esta dissertação tem como propósito a problematização do enunciado “Aprender matemática é difícil”. Busca-se analisá-lo, discutindo as condições de possibilidade de sua emergência e seus efeitos de verdade por meio da questão de pesquisa: Como o enunciado “Aprender matemática é difícil” vai se instituindo como uma verdade no currículo escolar? O material de pesquisa constitui-se de um conjunto de discussões produzidas por um grupo de treze alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na cidade de Canoas/RS. A parte empírica da pesquisa foi realizada com o uso da metodologia de Grupo de Discussão em seis encontros, onde foram examinadas questões relacionadas à matemática. Nesses encontros, as discussões dos alunos foram gravadas e posteriormente transcritas. Além das discussões, foi utilizado um diário de campo. A produção do material de pesquisa, assim como sua análise foram feitas tendo como suporte elementos da teorização de Michel Foucault e o campo da Etnomatemática, em seus entrecruz;
Abstract This study has as purpose to problematize the statement “To learn mathematics is difficult”. It is analyzed by examining the conditions of possibility of its emergency and its effects of truth, guided by the following research question: How the statement “To learn mathematics is difficult” is establishing itself as a truth in the school curriculum? The research data is composed by a set of discussions produced by a group of thirteen students of the 2nd year of the Ensino Médio of a public school located in Canoas city, RS. The empirical part of the research was accomplished with the use of the Group of Discussion methodology, applied in six meeting in which issues related to mathematics were examined. In these meetings, the students’ discussions were recorded and later they were transcribed. Besides these discussions, it was done a field diary. The production of the research data as well as its analysis was made having as support elements of Michel Foucault’s theory and the field of Ethnomathematics in their;
Palavras-chave currículo; dificuldade de aprendizagem; etnomatemática; educação matemática; curriculum; ethnomathematics; learning difficulties; mathematics education;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-03-18;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1948;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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