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Autor Brandão, Arlita Rodrigues;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6702099306865416;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Tempo e espaço no currículo escolar;
Resumo Problematizar o uso do tempo-espaço no currículo escolar na formação de sujeitos Modernos é a proposta desta dissertação. O material empírico foi organizado a partir da inserção em uma escola de tempo integral – CIEP, localizada na cidade de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. Objetivando analisar enunciados produzidos sobre a escolarização de tempo integral, compus o material analítico de 22 registros fotográficos justificando sua escolha. Das recorrências dos enunciados foi definido o problema de pesquisa, assim como as três categorias de análises. A pergunta de pesquisa – “Como categorias de tempo e espaço estão implicadas em práticas curriculares que se voltam para a constituição de sujeitos escolares desejáveis dentro de uma dada ordem social em uma escola de tempo integral?”. E, por conseguinte, as categorias de análise que permitiram fazer percursos interpretativos: 1) espaço e tempo como elementos para a constituição dos alunos nas práticas curriculares; 2) práticas curriculares como envolvimento de todo;
Abstract To question the use of time-space in school curriculum in the formation of Modern subjects is the aim of this thesis. The empirical data was organized from the researcher insertion in a full-day school – CIEP, located in Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. In order to analyze statements produced regarding full-day school-based, I assembled an analytic data of 22 photographic records justifying its choice. From the recurrence of statements it was defined the research question, as well as the three categories of analysis. The research question – “How time and space categories are implicated in curriculum practices concerned with the constitution of a desired school body inside certain social order in a full-day school?”. And, thereafter, the categories of analysis which allowed undergoing the interpretative paths: 1) time and space as elements for the constitution of the students in the curriculum practices; 2) curriculum practices as a collective involvement in school’s time-space; 3) pedagogical practices that r;
Palavras-chave currículo; escola de tempo integral; subjetivação; tempo-espaço; curriculum; full-time schooling; subjetivation; time-space;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2009-08-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1989;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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