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Sobre surdos, bocas e mãos: saberes que constituem o currículo de fonoaudiologia

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Autor Guedes, Betina Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5841556472457254;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Sobre surdos, bocas e mãos: saberes que constituem o currículo de fonoaudiologia;
Resumo Nesta dissertação, tenho por objetivo problematizar os saberes que constituem o currículo de Fonoaudiologia após a promulgação da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, regulamentada pelo decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que oficializou a Língua Brasileira de Sinais e determinou a inserção da LIBRAS como disciplina obrigatória nos cursos de Fonoaudiologia. Para tanto, utilizo como material de análise relatórios de atendimentos fonoaudiológicos, ementas de disciplinas que abordam a surdez e os surdos assim como, as bibliografias mais recorrentemente indicadas e/ou utilizadas nos cursos de graduação em Fonoaudiologia analisados. Essa pesquisa insere-se em uma perspectiva pós-estruturalista e estabelece relações com os estudos de Michel Foucault. Com base nas ferramentas analíticas utilizadas - discurso e normalização –, delimitei dois movimentos analíticos: “Práticas fonoaudiológicas: relações entre a Língua de Sinais e a normalização dos surdos” e “Surdez e bilinguismo: aproximações e rupturas no cur;
Abstract In this dissertation I have in mind to discuss about the knowledge that constitute the Speech and Language Therapy curriculum since the promulgation of the law 10.436 from April 24/2002 regulated by the Decret n° 5.626/2005 December that made official LIBRAS and introduced the sign language as obligatory course of study in Speech and Language Therapy course. In order to compare this research I investigated many sumulas that treat about deafness and deaf from ten universities from different areas of our country, many reports of Speech and Language Therapy and the most used bibliography of the graduation course analyzed. This research is based in the post structuralist perspective and established the relation with the Michel Foucault studies. Through these analytical tools used – discourse and normalization – I demarcate two analytic movements: “Speech and Language practices: relation between the sign language and deaf normalization” and “Deafness and bilingual: approximations and ruptures in the curriculum of;
Palavras-chave língua de sinais; normalização; surdos; currículo - fonoaudiologia; deaf; normalization; sign language; therapy; curriculum - Speech and Language;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-02-25;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1993;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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