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Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes

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Autor Ruedell, Pedro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3764296359503749;
Orientador Kreutz, Lucio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3230171689798103;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes;
Resumo Atento à problemática do ensino religioso, minha reflexão se insere num percurso histórico, do qual participo ativamente desde a década de 1960. Associando-me a outros profissionais do ensino, em âmbito estadual e nacional, refleti com eles sobre as mudanças contextuais, procurando ressignificar a compreensão do ensino religioso e reconfigurar a sua prática, dentro da realidade cambiante. Tais reflexões foram elaboradas em textos, parcialmente publicados, e levadas à prática em projetos de formação de professores e em subsídios para aulas de educação religiosa. Com esta atividade, também entrei em contato com autoridades de ensino, no sentido de promover programas de atualização dos professores na disciplina aqui em questão. Agora, no trabalho de tese, insiro-me neste processo, o qual constitui, por assim dizer, o chão de minhas considerações, que desenvolvo em três partes:1) um olhar histórico sobre a evolução do ensino religioso, com destaque às mudanças ocorridas, visando a uma melhor compreensão do mesmo,;
Abstract Having in mind the problem with the religious teaching, my reflection is inserted in a historical course of which I have been participating actively since the 1960’s. By associating myself with other professionals of the teaching, in both state and national field of action, I reflected with them about the contextual changes, trying to give a new meaning to the understanding of the religious teaching and to reshape its practice within the changeable reality. Such reflections were elaborated in texts, partially published, and taken into practice in projects of formation of teachers and in subsidies for classes of religious education. With this activity, I also got in touch with teaching authorities, in the sense of promoting programs of the updating of the teachers in the subject of this matter. Now, in the work of thesis, I insert myself in this process, which constitutes, so to say, the ground of my considerations that I develop in three parts:1) a historical look on the evolution of the religious teaching, p;
Palavras-chave antropologia; Brasil; história; legislação; ensino religioso; anthropology; culture; educative process; legislation; religious teaching; religious dimension;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2006-01-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2060;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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