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Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul

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Autor Wanderer, Fernanda;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9250845249062534;
Orientador Knijnik, Gelsa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8744369266395118;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul;
Resumo Esta tese é fruto de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar os discursos sobre a escola e a matemática escolar de um grupo de colonos, descendentes de alemães e evangélico-luteranos, que freqüentavam uma escola rural do município de Estrela-RS, quando da efetivação dos decretos que instituíram a Campanha de Nacionalização – uma das medidas do Estado Novo (1937-1945), implementado no Brasil por Getúlio Vargas. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações pós-estruturalistas, na vertente vinculada ao pensamento de Michel Foucault, e o campo da Etnomatemática, em uma perspectiva construída com o apoio das formulações de Ludwig Wittgenstein em sua obra Investigações Filosóficas. O material de pesquisa examinado consiste em: narrativas produzidas por três mulheres e quatro homens que estudaram naquela escola no período enfocado; cartilhas de matemática e cadernos de cópia e ditado usados na referida instituição; e o texto, intitulado “As escolas do passado”, elaborado por um dos p;
Abstract This thesis is the result of a research carried out with the aim to analyze the discourses on school and school mathematics of a group of German-descendant, Evangelic-Lutheran settlers who attended a rural school in Estrela-RS, at the time of the Nationalization Campaign – one of the actions taken during the Estado Novo (1937-1945), by Getúlio Vargas in Brazil. The theoretical grounds of the investigation are the post-structuralist theorizations, related to Michel Foucault’s thinking as well as to the field of Ethnomathematics, in a perspective constructed with the support of formulations of Ludwig Wittgenstein in his work Philosophical Investigations. The research material consisted of narratives produced by three women and four men who studied at the school during that period; mathematics textbooks and exercise books for copy and dictation used at the institution, and the text entitled “Schools of the past” , written by one of the participants of the research. The analytical exercise performed with the us;
Palavras-chave colono teuto-brasileiro; ensino; história; imigração alemã; matemática; nacionalização; etnomatemática; ethnomathematics; nationalization campaign; post-structuralist theorizations; school mathematics;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2007-03-12;
Agência de fomento Bolsa para curso e programa de Pós Graduação;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2061;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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