RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Esporte escolar: aspectos pedagógicos e de formação humana

Mostrar registro simples

Autor Sawitzki, Rosalvo Luis;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0185565372906256;
Orientador Werle, Flávia Obino C.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
Co-orientador Ferreira,Antônio Gomes;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/5458764953251916;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Esporte escolar: aspectos pedagógicos e de formação humana;
Resumo A prática esportiva escolar e os jogos esportivos escolares são atividades que se fazem presentes no cotidiano das escolas, envolvendo estudantes, professores, dirigentes educacionais, pais, funcionários, políticos e comunidade em geral. Entende-se que tais atividades sejam planejadas, executadas e avaliadas conforme uma política educacional fundamentada em pressupostos pedagógicos e educacionais. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar sobre a presença dos aspectos pedagógicos e de formação humana, no planejamento e na prática esportiva escolar, bem como nos jogos escolares em uma escola da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. O processo metodológico consistiu de um estudo de caso, na perspectiva qualitativa, com observação in loco do desenvolvimento das práticas esportivas e dos jogos escolares internos da escola e jogos esportivos escolares entre escolas, da 36ª CRE, Coordenadoria de Educação, município de Ijuí, RS. No estudo, constatou-se discordância entre o planejamento e;
Abstract The sholastic sportive practice and the shcool games are activities that make presents in daily of the schools, involving the students, professors, educational directors, parents, employees, politicians and community in general. Such activities must be planned, executed and evaluated as according to a educational politics, based on educational and pedagogical presupposed. The present study was developed with the objective to analyze the planning and the sportive practice in the lessons of physical education, the internal games of the school and in the games between schools in the context of the educational politics and the political-pedagogic project from a public school of the Rio Grande do Sul`s estate, considering the aspects of formation human being and development of the citizenship. The metodologyc process consisted of a study of case, in the qualitative perspective, with observation in loco of the development of the esportive practice and the internal school games of the school and school games between;
Palavras-chave cidadania; desenvolvimento social; formação humana; jogos escolares; política educacional; prática esportiva; citizenship; community development; educational politcs; formation human being; school games; sportive practice;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2007-12-20;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2069;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística