RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC

Mostrar registro simples

Autor Paim, Marilane Maria Wolff;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8450316676913597;
Orientador Baquero, Rute Vivian Angelo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8091622641907777;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Alfabetizar formando e formar alfabetizando - um estudo do projeto de educação de jovens e adultos na UNIPLAC;
Resumo Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido no movimento de intervenção do Projeto de Alfabetização de Jovens e adultos na Universidade – PROAJAUNIPLAC. Os objetivos da investigação foram: a) pesquisar o desenvolvimento da leitura e da escrita e sua apropriação social por jovens e adultos em um determinado processo de alfabetização; b) problematizar o processo de formação de educadores vinculados ao projeto. A idéia defendida nesta tese é a de que a interseção entre o espaço de formação e a constituição de práticas alfabetizadoras intensifica as possibilidades de um processo formativo nos contextos concretos da prática educacional, superando um conhecimento ingênuo e descontextualizado da realidade. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, utilizando alguns pressupostos teóricos do trabalho etnográfico. Durante a investigação, foram realizadas entrevistas individuais e coletivas e também observações da atividade no curso da ação. Para compor o quadro de referenci;
Abstract The present thesis is the result of a research developed in the intervention movement of the “Project of Literacy for Youngsters and Adults in the University – PROAJAUNIPLAC. The objectives of this investigation were: a – to study the development of reading and writing and its social appropriation by youngsters and adults in a determined process of literacy; b - to reflect the process of formation of those educators who were engaged in the project. The idea, defended in this work, is that the intersection between the space of formation and the constitution of literacy practices intensify the possibilities of a formative process in concrete contexts of the formative educational practice, overcoming an naive, and not contextualized knowledge of the reality. Methodologically, this study of a qualitative nature was accomplished making use of some theoretical assumptions of the ethnographic work. During the investigation, individual and collective interviews were used, besides observations of activities in the co;
Palavras-chave formação docente; práticas alfabetizadoras; educação de jovens e adultos; literacy practices; teaching formation; education of youngsters and adults;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2009-02-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2091;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística