RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Institucionalização da escola pública em área rural: Joaçaba – SC (1938-1961)

Mostrar registro simples

Autor Martinson, Célia Carmem;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7118157382967647;
Orientador Werle, Flávia Obino C.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Institucionalização da escola pública em área rural: Joaçaba – SC (1938-1961);
Resumo O estudo focaliza o processo de institucionalização progressiva da escola pública primária na área rural de Joaçaba – SC entre 1938 e 1961. Analisa as políticas públicas educacionais direcionadas a esse nível de ensino e suas imbricações na constituição da cultura escolar. A escola pública nessa região de Santa Catarina torna-se pública a partir de 1938, quando é nacionalizado o ensino primário em âmbito estadual e federal. Nesse período as escolas das áreas de colonização, como as teuto-brasileiras de Santa Catarina, sofrem uma interrupção e descaracterização no quadro de sua cultura escolar. Instituições com conotação étnica e confessional são fechadas ou transformadas em instituições públicas. O estudo analisa aspectos relacionados à organização administrativa, à manutenção da escola e ao espaço escolar. Abrange também os desafios da docência na área rural, bem como práticas escolares, avaliativas e comemorativas. A discussão é desenvolvida na perspectiva teórica das políticas públicas educacionais e da cu;
Abstract This study focuses on the deployment and institutionalization process at the public primary school in the rural area of Joaçaba-SC between the years of 1938 and 1961. It analyses the educational public policies directed to this educational level and its role in the scholar culture formation. The public school in this region of Santa Catarina became public in 1938 when the primary education was nationalized both in the states and in the country. In that time, the schools in colonization areas, such as German-Brazilian in Santa Catarina, had their scholar cultural frame interrupted and disconfigured. From institutions with ethnic and denominational connotation, they got closed or were transformed in public institutions. This study analyses aspects related to the administrative organization, to the school maintenance and to the scholar area in relation to the scholar buildings. It covers also the challenges of teaching in rural areas as well as scholar, assessable and celebrational practices. The discussion is d;
Palavras-chave educação rural; cultura escolar; história da educação; políticas públicas educacionais; escola primária pública; education history; educational public polices; rural education; scholar culture; public primary school;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2009-05-08;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2102;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística