RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“Histórias em múltiplos fios”: o ensino de manualidades entre mulheres negras em Rio Grande (RS – Brasil) e Capitán Bermúdez (Sta. Fe – Argentina) (re)inventando pedagogias da não-formalidade ou das tramas complexas

Mostrar registro simples

Autor Cunha, Aline Lemos da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8695102704001890;
Orientador Eggert, Edla;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8360909218928418;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título “Histórias em múltiplos fios”: o ensino de manualidades entre mulheres negras em Rio Grande (RS – Brasil) e Capitán Bermúdez (Sta. Fe – Argentina) (re)inventando pedagogias da não-formalidade ou das tramas complexas;
Resumo Esta tese trata de uma pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de trabalhos manuais com mulheres negras em Rio Grande (RS – Brasil) e Capitán Bermúdez (Santa Fe – Argentina). Tal pesquisa foi elaborada a partir da temática “Pedagogias da não-formalidade ou das tramas complexas (re)inventadas por mulheres negras através do ensino e da aprendizagem de trabalhos manuais e a busca por emancipação”. Foram promovidos encontros, no Brasil, município de Rio Grande, com mulheres pertencentes ao grupo étnico afro possuidor de experiências em profissões destinadas historicamente às mulheres e, em particular, às mulheres negras: o trabalho doméstico (domésticas, lavadeiras, cozinheiras, etc.), o cuidado de crianças pequenas e o embelezamento capilar vinculado às tranças. Também participaram desta investigação, na Argentina, município de Capitán Bermúdez, mulheres que, mesmo não expressando o grupo étnico ao qual pertencem, apresentam fenotipicamente indícios de serem descendentes de indígenas argentinas, atuantes nas me;
Abstract This thesis is a survey about the teaching and learning of Manual Works (Handicrafts) with black women in Rio Grande (RS – Brazil) and Capitán Bermúdez (Santa Fe – Argentina). Such survey was elaborated from the following theme: “Non-formalities Pedagogy or Complex plots (re)invented by black women through teaching and learning of manual works (handicrafts) and the seek for emancipation”. There were held meetings in Brazil – city of Rio Grande – with women belonging to the Afro ethnic group that have experience in professions historically destined to women and particularly to black women, being: domestic labour (housekeepers, washers, cooks …), babysitting and hair embellishment linked to hair plaits (corn rolls). Also took part in this investigation, in Argentina – city of Capitán Bermudez, women that, even not expressing the ethnic group which they are part of, demonstrate phenotypically pointers of being descendents from Argentinean Indians, acting in the same professions. At a first sight it may seem wron;
Palavras-chave mulheres negras; pedagogias da não-formalidade; trabalhos manuais; educação; black women; handicrafts; non-formality pedagogy; education;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2010-02-25;
Agência de fomento Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2104;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística