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Com a palavra a mulher negra - [a vez] e a voz de enfermeiras afro-descendentes a respeito de suas representatividades discursivas: um fio condutor para uma nova abordagem educativa

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Autor Medeiros, Roseana Maria;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6251535585893579;
Orientador Eggert, Edla;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8360909218928418;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Com a palavra a mulher negra - [a vez] e a voz de enfermeiras afro-descendentes a respeito de suas representatividades discursivas: um fio condutor para uma nova abordagem educativa;
Resumo O estudo analisa discursos sobre enfermeiras e a ausência de discursividades em torno de enfermeiras negras na Revista Brasileira de Enfermagem – REBEn. A pesquisa é de abordagem qualitativa e valeu-se de perspectivas contemporâneas para problematizar as questões macro estruturais de Preconceito e Discriminação Racial na Enfermagem e na Sociedade Brasileira. Em nível micro estrutural a pesquisa buscou desenrolar a questão da subjetividade das mulheres negras, a partir de sua histórica exclusão social. A constituição da pesquisa levou em consideração as seguintes categorias adjacentes na ótica da Educação: Gênero Feminino; temática ao redor de Mulheres; Diferença/Diferente; Etnia/Raça e Exclusão/Inclusão. O Método da Análise Discursiva, baseada nas obras de Michel Foucault, serviu de pano de fundo para o desencadeamento analítico. Para a análise da empiria foram utilizados três desdobramentos: a seleção e a análise criteriosas de artigos, resumos de teses, de dissertações e editoriais da REBEn que tratassem d;
Abstract The Study analyses speeches on nurses and the absence of speech aroun black nurses in the Brazilian Magazina of Nursing – REBEn. The research is of qualitative approach and on cost of contemporary perspectives for problematizing the macro structural questions of Prejudice an Racial discrimination in the Nursing and in the Brazilian Society. In micro structural level the research looked for unrolling the question of the subjectivity of the black women, from their historical social exclusion. The constitution of the research took into account the following adjacent categories the viewpoint of Education : feminine type ; theme aroud Women ; Difference/Different ; Ethnicity/Race and Exclusion/Inclusion. .The Method of the Discursive Analysis, based on the works of Michel Foucault, served as backdrop for the analytical unleasment. For the analysis of three empirical rmifications were used : the discerning selection and the analysys of articles, summaries of theories, of dissertations and editorials of the REBEn th;
Palavras-chave educação; identidade coletivo-social; mulheres/enfermeiras negras; subjetivação; discurso; education; social-collective identity; subjectivity; women/black nurses; speech;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2010-04-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2108;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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