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A influência do capital social no fomento de projetos de financiamento coletivo no Brasil

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Autor Centenaro, Angela Ester Mallmann;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0250232822609557;
Orientador Ferrarini, Adriane Vieira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3823939489789066;
Co-orientador Totaro, Paolo;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/5573951313112255;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A influência do capital social no fomento de projetos de financiamento coletivo no Brasil;
Resumo A economia adquire diferentes formas e conceitos ao longo da história. Em termos conceituais, o predomínio de uma abordagem formalista que define a economia em sua dimensão mercantil capitalista vem sendo disputado com a abordagem substantivista, que preconiza a integração entre as múltiplas dimensões da vida societária. Essas concepções foram apropriadas para o entendimento do capital social para a geração de recursos através do financiamento coletivo. No âmbito das práticas societárias, emergem diversas formas de produzir fora da relação salarial, como o associativismo e a economia solidária. O financiamento coletivo é uma das novas formas de relações econômicas praticadas através de uma dinâmica coletiva pautada na reciprocidade, confiança e capital social, as quais vêm representando alterações na forma racional predominante. A pesquisa objetivou investigar a importância do capital social para o êxito dos projetos apresentados na Catarse, plataforma criada para unir empreendedores socioculturais e apoiadores dispostos a auxiliarem financeiramente a realização dos projetos. A metodologia de pesquisa consistiu na produção de dados quantitativos coletados através de questionários respondidos por 103 realizadores da plataforma Catarse e na posterior análise através do teste t de Studente da Regressão Logística. Os resultados demonstraram que o capital social influencia o resultado do financiamento coletivo porque os sujeitos que obtiveram êxito possuem confiança, redes sociais fortes, comunidade ativa e reciprocidade. Entendeu-se também, que o financiamento coletivo é uma prática com características da racionalidade econômica substantivista, pois rompe com alguns pressupostos da economia de mercado, como a busca do lucro máximo, porém está inserida na dimensão mercantil, privilegiada pela abordagem formalista.;
Abstract The economy acquires different forms and concepts, throughout the history. In conceptual terms, the predominance of a formalist approach that dfines the economy in its capitalist mercantile dimension has been played with the substantivist approach, which advocates the integration between the multiple dimensions of corporate life. These conceptions were appropriate for the understanding of social capital to generate resources through collective financing. Within the scope of practices, emerge several forms to produce outside the wage relationship as the associativism and the solidarity economy. The collective financing is one of these new forms of economic relationships that has been practiced his changing the rational economic form appropriating a collective character of reciprocity, trust and social capital. The research aimed to investigate the importance of social capital to the success of the projects presented in Catharsis platform created to unite sociocultural entrepreneurs and supporters willing to apply financially to the projects to be undertaken. The research methodology consisted of the production of quantitative data collected from 103 accomplishers of the Catharsis platform through the analysis of Student’s t Test and logistic regression. The results showed that the social capital influences the outcome of collective financing because the subjects who were successful have confidence, strong social networks, active community and reciprocity. It is also understood that the collecive financing is an economy of substantivist form, since it breaks with some exist ing paradigms in the Market economy, in which the search of maximum profit is the priority, but is embedded in commercial scale, favored by the formalist approach.;
Palavras-chave Capital social; Redes; Confiança; Comunidade; Financiamento coletivo; Social capital; Networks; Trust; Community; Collective financing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2013-10-08;
Agência de fomento UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3080;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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