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Políticas públicas ambientais e seus nexos com a educação: um estudo no município de Sinop-MT

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Autor Rempel, Enaide Tereza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5391372424291987;
Orientador Ruscheinsky, Aloisio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0364210650396629;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Políticas públicas ambientais e seus nexos com a educação: um estudo no município de Sinop-MT;
Resumo A pesquisa tem como cenário investigativo os conflitos ambientais gerados no processo de colonização da região norte do estado de Mato Grosso. A extração madeireira, garimpeira, agropecuária e o agronegócio impulsionaram o desenvolvimento da região a partir de um modelo de produção capitalista, gerando o desenvolvimento desigual e degradante. Essa face conflitiva está diretamente ligada ao uso da terra, à produção de alimentos, à distribuição de renda e à fixação da população, no campo ou na cidade. Coube ao estudo interrogar sobre o nexo estabelecido entre as políticas públicas ambientais e as práticas pedagógicas que orientam as práticas sociais dos atores e os interesses conflituosos em curso. Coube também ao estudo observar como essas práticas sociais se articulam com esses atores, a fim de instrumentalizá-los em suas ações. A partir de depoimentos dos diversos atores envolvidos na problemática, realizou-se uma leitura sobre os conflitos ambientais e sua interligação com as políticas públicas e com a educação. Na perspectiva das ciências sociais, este trabalho objetivou, pois, compreender o processo social que originou essas transformações a fim de visualizar novos horizontes para as práticas de educação ambiental. A análise e o referencial teórico apontam as políticas ambientais como estratégias de ação política na mediação dos conflitos ambientais e, em particular, a educação ambiental como instrumento e estratégias na construção de valores e habilidades, que se constituem como base para um projeto de sustentabilidade ambiental para o contexto investigado. Os resultados obtidos demonstraram que a dimensão dos conflitos ambientais e sua abrangência na promoção de passivos ambientais e sociais resultam da progressiva predominância da defesa dos interesses econômicos em detrimento dos ecológicos e sociais. Em sendo assim, as políticas ambientais e a educação somam a favor de um projeto coletivo de desenvolvimento social e ambiental sustentável na medida em que possibilita a participação de diferentes setores da sociedade na tomada de decisões governamentais, na elaboração da legislação e na inovação de práticas em torno dos problemas ambientais.;
Abstract The research is set at an investigative scenery of environmental conflicts generated in the process of colonization of the northern of Mato Grosso state. The extraction of wood, gold mining, agriculture and agribusiness, has fueled the development of the region from a model of capitalist production, generating an unequal development and degrading. This conflictive face is directly related to the land use, food production, income distribution and settlement of people in the field or in the city. The meaning of this study is questioning the link established between the environmental policies and teaching practices that guide the social practices of the actors and the conflictuous interests ongoing. This study also observed how these social practices are linked with these actors in order to instrumentalize them in their actions. Based on interviews from several actors involved in the issue, it was held a lecture on environmental conflicts and their interconnection with public policy and education. In social science perspective, this study aimed, therefore, comprehend the social process which caused these changes in order to view new horizons for environmental education practices. The analysis and the theoretical references point of environmental policies and strategies of political action in the mediation of environmental conflicts and, in particular, environmental education as a tool to build values and skills, which constitute the basis for an environmental sustainability project to the investigated context. The results demonstrate that the scale of environmental conflicts and its extent of environmental and social liabilities result from the progressive predominance of the defense of economic interests instead of ecological and social. So, the environmental policies and education join in favor of a collective project of social and environmental development and as it allows the participation of different sectors of society in government decision-making in formulation of low and practices innovation about environmental problems.;
Palavras-chave Educação ambiental; Conflitos ambientais; Políticas públicas; Sustentabilidade; Environmental education; Environmental conflicts; Public policy; Sustainability;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2011-05-18;
Agência de fomento FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3104;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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