RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Alfabetização e alfabetizadoras: objeto inconsistente, ofício contingente

Mostrar registro simples

Autor Niches, Cláudia Cardoso;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1801003372260797;
Orientador Sommer, Luis Henrique;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0019776177554544;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Alfabetização e alfabetizadoras: objeto inconsistente, ofício contingente;
Resumo A presente tese analisa a fragilidade que envolve o objeto de estudos alfabetização na formação inicial de professores para o Ensino Fundamental. De forma mais precisa, investe-se em compreender como esse objeto tem se configurado nesses processos formativos e como tal configuração correlaciona-se ao ofício de alfabetizar. Para o desenvolvimento da pesquisa buscou-se sustentação no amplo campo teórico da história da escolarização no Ocidente, assinalando os elementos que estruturaram a emergência da escola obrigatória no Brasil, bem como, o lugar da alfabetização e da formação de alfabetizadores nesse conjunto. O corpus analítico compõe-se de narrativas de alfabetizadoras que atuam, há mais de cinco anos, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, na rede pública municipal de Montenegro, estado do rio Grande do Sul. A abordagem metodológica empreendida para a produção do corpus empírico valeu-se da entrevista narrativa orientada sobre: 1) os significados que o objeto alfabetização e o ser/estar alfabetizadora assumem para essas professoras, produzindo referências e/ou identificações entre essas profissionais; 2) as bases epistemológicas dominantes que esteiam os saberes práticos e instrumentais dessas alfabetizadoras, dando contornos a esse "lugar profissional"; 3) as implicações de seus processos formativos nas im/possibilidades de sua constituição como alfabetizadoras; e, 4) os elementos que vêm tensionando a experiência cultural de alfabetizar, configurando-a e projetando-a. As análises nutriram-se de elementos da teoria foucaultiana do discurso que, priorizando os procedimentos descritivos, compreende o conhecimento como produção continua e contingente de verdades. Os resultados da pesquisa apontam para a (1) inconsistência da alfabetização na formação de professores, a qual se configura sobre a predominância da abordagem mecânica no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita; a frágil inserção do conceito de letramento nesses discursos, os quais não contemplam, minimamente, a amplitude que perfaz a alfabetização na atualidade; e, o apagamento de referências específicas da alfabetização e que são ofertadas pela multidisciplinaridade das ciências que contemplam esse objeto. Compreende-se, assim, que as especificidades da alfabetização são obliteradas por elementos relacionados à docência em sua forma mais ampla e genérica, e (2) o ofício de alfabetizar adquire um status contingente à medida que seu objeto é abordado de forma frágil, tanto na formação quanto na sua prática escolarizada, sustendo-se, predominantemente, nos saberes e crenças sucedidas das experiências dessas profissionais e sob o apagamento de referências associadas às suas especificidades.;
Abstract The present paper aims at analyzing the weakness that involves the object of studies Literacy in the formative processes of Elementary School teachers. It has been set, in a more precise way, on how Literacy has been configured in the beginning of Elementary School teacher’s formation and how this is correlated to the job of teaching how to read and write. In order to develop the research, one found support in the wide theoretical field of the history of schooling in the West, pointing out the elements that structure the emergency of compulsory school in Brazil, as well, the place of Literacy and the formation of teachers as a whole. The analytical corpus includes Literacy teachers’ narratives, who have worked, for more than five years, in the first two years of Elementary public schools, in the city of Montenegro, Rio Grande do Sul. The methodological approach applied for the development of the empirical corpus made use of oriented narrative interview about: the meanings that the object Literacy and the fact of been literate takes on to those teachers, making references and/or identifications between those professionals; the epistemological dominant basis that support these teachers’ practical and instrumental knowledge, outlining their professional place; the implications of their formative processes in their im/possibilities as literacy teachers and, the elements that have been provoking tension in the cultural experience of Literacy, adjusting and projecting it. The analysis of the content was based in the Foucauldian discourse analysis that concerns to the meanings that the subjects attribute to the objects that surround them and their experiences, prioritizes descriptive proceedings, welcomes subjective interference and understands knowledge as a continuing and occasional production of true. The results of the research point to: 1) the inconsistency of Literacy in the formation of teachers, shaped by the predominance of the mechanical approach in the learning/ teaching reading and writing process, which does not prioritize the reading of the world; 2) the fragile introduction of Literacy concepts in this discourse that do not contemplate, the least, the huge role that literacy currently has; and 3) the fading of specific references related to literacy, offered by the multi discipline in sciences that contemplate this object. The inconsistency of Literacy ends up for being suppressed, in this discourse, by elements related to teaching job in its broader generic way. One can infer that the literacy job acquires a vulnerable status, as its object is invisible, not only in its formation but also in its schooling practice, supporting itself, therefore, in the predominance of knowledge and beliefs coming from the experiences of these professionals and over the fading of references connected to its specificities.;
Palavras-chave Alfabetização; Formação de professores; Cursos de pedagogia; Ofício de alfabetizar; Literacy; Teachers formation; Pedagogy courses; Literacy job;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2014-02-21;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3119;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística