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Autor Galiza, Edmar;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3855063408813569;
Orientador Knijnik, Gelsa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8744369266395118;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A escola em cena: jogos dramáticos nas aulas de teatro;
Resumo A dissertação tem por objetivo analisar os jogos de linguagem praticados por alunos das séries finais do Ensino Fundamental, ao criarem jogos dramáticos nas aulas de teatro. A pesquisa serviu-se de ferramentas teóricas provenientes do pensamento de Ludwig Wittgenstein, mormente de sua obra Investigações Filosóficas, tais como jogos de linguagem, semelhanças de família e formas de vida; também das teorizações de Michel Foucault, como discurso e jogos de verdade; igualmente, serviu-se das formulações de Jean-Pierre Ryngaert sobre jogos dramáticos. Do ponto de vista teórico, a dissertação mostrou ser possível articular consistentemente as noções de jogos de linguagem, jogos de verdade e jogos dramáticos, vinculadas a esses três pensadores. O material de pesquisa analisado consiste em quatro jogos dramáticos que foram videografados e posteriormente editados assim como anotações a partir de observações feitas em diário de campo. De modo específico, o estudo mostrou como, em um dos jogos dramáticos criados pelos alunos, os personagens gays foram submetidos a humilhações, o que deu visibilidade a suas atitudes homofóbicas. O exercício analítico realizado mostrou que o teatro produzido na escola está submetido à racionalidade da maquinaria escolar, isto é, o teatro que é praticado na escola é, efetivamente, o teatro da escola.;
Abstract This paper aimes to analyze language games played by elementary school students during their rehearsal of plays in theater class. This research uses theoretical models that originate from Ludwig Wittgensteins concepts of the language game, family similarities and life forms, which come mainly from his work Philosophical Investigations. It is also based upon Michel Foucaults ideas of theoretical production, such as discourse and truth games, as well as Jean-Pierre Ryngaerts discussions of dramatic plays. From a theoretical viewpoint, the thesis indicates the possibility of consistently articulating notions of language games, truth games and dramatic plays, as they relate to these authors. The corpus analyzed consists of four dramatic games which were video recorded and later edited, as well as notes taken from observations. To be more specific, this paper demonstrates how, in some dramatic games produced by students gay characters were subject to humiliation, highlighting the students homophobic attitudes.The analysis suggests that theater produced in school is subjugated to the rationality of the school machinery. Essentially, theater that is practiced in school is effectively theater of the school.;
Palavras-chave Teatro e educação; Jogos dramáticos; Homofobia; Escola; Theater and Education; Dramatic games; Homophobia; School;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2011-03-28;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3231;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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