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Educação, desenvolvimento local e o PROEJA no IFPI Campus Teresina Zona Sul: uma articulação possível?

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Autor Nascimento, Maria do Livramento Alves do;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3194836985341932;
Orientador Adams, Telmo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7293725605745367;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí;
Sigla da instituição Unisinos; IFPI;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação, desenvolvimento local e o PROEJA no IFPI Campus Teresina Zona Sul: uma articulação possível?;
Resumo O PROEJA é uma política pública, criada pelo Decreto 5.840/2006, que articula a Educação Profissional e Tecnológica e a Educação Básica na modalidade de jovens e adultos com a proposta de uma formação integral do ser humano. Nesta perspectiva, investiguei as mudanças promovidas na vida dos alunos/alunas que concluíram o Curso Técnico em Cozinha Integrado ao Ensino Médio, no IFPI campus Teresina Zona Sul, considerando a proposta de formação integral e a inserção emancipadora dos trabalhadores (as) participantes do curso no mundo do trabalho, evidenciando as articulações/conexões e contribuições para/com o desenvolvimento local. A pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa, com desenho metodológico de estudo de caso. Para produção dos dados utilizei: análise documental para conhecer como a proposta do PROEJA se articula/conectacom o desenvolvimento local; questionário semiaberto decunho exploratório, entrevista semiestruturada com oito alunos egressos e um maitre de um restaurante. Os principais conceitos trabalhados foram: o conceito de educação postulando uma perspectiva emancipadora e o de desenvolvimento, diferente de mero crescimento econômico, o qual priorize, efetivamente, as condições de vida das pessoas. Principais teóricos: Manfredi (2002); Frigotto (1995, 2004, 2005a, 2005b); Ciavatta (2005, 2008, 2010); Kuenzer (1998, 2009); Ramos (2005, 2007, 2010); Adams (2010); Freire (2000, 2001a, 2001b, 2011a, 2011b); Pinto (2010); Sachs (2007, 2008); Furtado (2000, 2002, 2004); Dowbor (2006). Em meio aos principais resultados está o resgate da autoestima; a melhoria das relações na família, na sociedade e no trabalho; a ampliação da visão de mundo; a consciência do inacabamento; a compreensão e utilização das Boas Práticas de Fabricação; a inserção no mercado de trabalho da maioria dos egressos, não em uma perspectiva de emancipação, como se quer na concepção de educação integral, mas nos moldes do sistema capitalista.;
Abstract The PROEJA is a public policy established by Decree 5.840/2006, which articulates the Vocational and Technical Education and Basic Education in the form of youth and adults education with the proposal for an integral formation of the human being. In this respect, it was investigated the changes promoted in the lives of students who have completed the Technical Course in Kitchen Integrated to High School, at IFPI, campus Teresina South Zone, whereas the proposal for integral formation and the emancipation of workers participating in the course in the world of work, evidencing the joints / connections and contributions to / with local development. The research was based on a qualitative approach, with methodological design case study. For production data, were used: document analysis to know how the proposed PROEJA articulates/connects with local development; semi-open questionnaire of exploratory nature; semi-structured interviews with eight former students and a maitre d' at a restaurant. The main concepts used were: the concept of education postulating an emancipatory perspective and the development, different from mere economic growth, which prioritize effectively the living conditions of the people. Main theorists who paved the way of this study were: Manfredi (2002); Frigotto (1995, 2004, 2005a, 2005b); Ciavatta (2005, 2008, 2010); Kuenzer (1998, 2009); Ramos (2005, 2007, 2010); Adams (2010); Freire (2000, 2001a, 2001b, 2011a, 2011b); Pinto (2010); Sachs (2007, 2008); Furtado (2000, 2002, 2004); Dowbor (2006). Among the main results are: the rescue of self-esteem; improved relations in the family, in society and at work; the expansion of worldview; awareness of incompleteness; the understanding and use of good manufacturing practices; insertion into the market the work of the majority of graduates, not an emancipation perspective, as you want in the design of integral education, but along the lines of the capitalist system.;
Palavras-chave PROEJA; Ensino médio integrado; Desenvolvimento local; Integrated to high school; Local development;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-02-20;
Agência de fomento IFPI - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3575;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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