RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Paulo Freire na “Aldeia”: a construção de políticas e as práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos – EJA

Mostrar registro simples

Autor Mira, Levi Nauter de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1813608558701986;
Orientador Streck, Danilo Romeu;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2250864123409266;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Paulo Freire na “Aldeia”: a construção de políticas e as práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos – EJA;
Resumo Esta dissertação tem como objetivo verificar as políticas públicas, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas em três escolas municipais de Gravataí, no Rio Grande do Sul. A modalidade escolhida foi a educação de jovens e adultos e o projeto CEREJA (Centro Regional de Educação de Jovens e Adultos) que, durante onze anos, intentou uma diferenciação a partir dos pressupostos freireanos. Nesse exercício também se buscou entender se houve algum tipo de participação popular no processo de implementação dessa modalidade de estudos. Em termos teóricos, junto com Paulo Freire, foram eleitos autores que trabalham com a educação popular, com a educação de jovens e adultos, além de alguns autores cujo trabalho se destaca na área da formação de professores. Metodologicamente foram feitas entrevistas compreensivas, observações participantes e analisaram-se os conteúdos daí advindos. Os resultados apresentam uma densa caracterização do Projeto CEREJA, revelando possibilidades, limites e contradições na implementação de um projeto baseado em pressupostos freireanos.;
Abstract This thesis aims to determine public policy and pedagogical practices developed in three public schools in Gravataí, Rio Grande do Sul. The chosen modality was youth and adult education and the CEREJA (Regional Center of Youth and Adult Education) Project which, for eleven years, intended a differentiation based on Freire's assumptions. It is also sought to be understood if there was some kind of popular participation in the implementation process of this type of studies. In theoretical terms, besides Paulo Freire, authors were elected who work with popular education, the education of youth and adults, and some authors whose work stands out in the area of teacher education. Methodologically, interviews (named comprehensive) were made, participant observations were also made, and a content analysis was performed. The results show a dense characterization of the CEREJA Project, revealing the possibilities, limits and contradictions of a project based on Freirean assumptions.;
Palavras-chave EJA; Formação continuada; Paulo Freire; Participação; Política pública; Youth and adult education; Popular participation; Public policy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-02-24;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROEX - Programa de Excelência Acadêmica;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3577;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística