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Gênero e currículo: problematizando essa relação nos cursos de formação inicial de docentes

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Autor Cruz, Éderson da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2455099426074177;
Orientador Dal'Igna, Maria Cláudia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gênero e currículo: problematizando essa relação nos cursos de formação inicial de docentes;
Resumo Esta dissertação investiga de que modos gênero atravessa e constitui o currículo no âmbito dos cursos de Letras e de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. O estudo se inscreve nos campos dos Estudos de Gênero, dos Estudos Curriculares e dos Estudos Foucaultianos. A partir desses campos, opto por analisar os currículos das duas licenciaturas, utilizando inicialmente a análise documental como procedimento metodológico para compreender como gênero é abordado nos projetos político-pedagógicos dos cursos. Posteriormente, analiso as relações entre gênero e currículo a partir de um grupo focal com professoras universitárias que atuam nos cursos de Letras/Português e Pedagogia. Articulando gênero e discurso (duas ferramentas conceituais importantes), busco mostrar como gênero funciona como elemento organizador que orienta o currículo, as práticas pedagógicas, as formas de organização do processo de formação inicial. Ao mesmo tempo, busco analisar de que formas as práticas curriculares são atravessadas e constituídas pelo gênero porque se institucionalizaram e adquiriram caráter de verdade. De um lado, as análises desenvolvidas mostram a importância de refletir sobre gênero nesses espaços de formação inicial de docentes e a necessidade da universidade investir no estudo aprofundado das relações entre gênero e currículo. Por outro lado, tais análises apontam a necessidade de tensionar a forma dicotômica como o currículo é compreendido nesses espaços de ensino, evidenciando que os modos de compreender a relação teoria e prática ainda precisam ser problematizados.;
Abstract This dissertation investigates how gender has crossed and constituted the curriculum of the courses of Languages and Pedagogy at Universidade do Valo do Rio dos Sinos – UNISINOS. The study is grounded on the fields of Gender Studies, Curriculum Studies and Foucauldian Studies. From these fileds, I decided to analyze the curricula of two teaching courses by initially using the documental analysis as a methodological procedure to understand how gender has been addressed in the political-pedagogical projects of those courses. Later, I analyzed the relationships between gender and curriculum through a focus group with university professors that work in the Portuguese Language and Pedagogy courses. By articulating gender and discourse (two important conceptual tools), I have attempted to show how gender works as an organizing element that guides the curriculum, the pedagogical practices and the ways of organization of the initial education process. At the same time, I tried to analyze the ways through which the curriculum practices have been crossed and constituted by gender because they have been institutionalized and acquired a character of truth. On the one hand, the analyses have evidenced the importance of reflecting on gender in those places of initial teacher education, and the need of the university to invest in a deeper study of relationships between gender and curriculum. On the other hand, such analyses have pointed out the need of tensioning the dichotomic way in which curriculum has been understood in those teaching places, thus evidencing that the ways of understanding the relationship between theory and practice still require problematization.;
Palavras-chave Gênero; Currículo; Discurso; Formação inicial de docentes; Gender; Curriculum; Discourse; Teacher initial education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-01-13;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3641;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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