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Defasagem idade/série na região do Vale do Rio dos Sinos – uma análise de políticas municipais de educação

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Autor Martins, Tatiane de Fátima Kovalski;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0619305761489036;
Orientador Werle, Flávia Obino Corrêa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8006653453139072;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Defasagem idade/série na região do Vale do Rio dos Sinos – uma análise de políticas municipais de educação;
Resumo A finalidade dessa pesquisa é realizar um mapeamento das políticas municipais educacionais no que se refere ao enfrentamento da defasagem idade/série nos municípios que compõem a Região do Vale do Rio dos Sinos - Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuther, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, São Leopoldo e Sapiranga. O objetivo é analisar os indicadores das taxas de defasagem idade/série, no ensino fundamental, e mapear as políticas educacionais propostas em cada município para melhoria dessa problemática, visando à qualidade da educação pública. Nessa análise observa-se, de forma especial, o conjunto de ações pedagógicas que visam à aprendizagem efetiva dos alunos com dificuldades de aprendizagem em situação de defasagem idade/série. Identificam-se como características que levam a essa defasagem, as sucessivas repetências, as quais geram, entre outros, fatores à dificuldade de socializarem-se no espaço educativo e com isso esses alunos tendem a abandonar a escola, gerando o que identificamos como fracasso escolar. A metodologia utilizada foi análise documental, acompanhada de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que, apesar de haver ampla divulgação dos dados, através do Censo Escolar, as taxas de defasagem idade/série ainda não são tratadas especificamente de forma continuada nas políticas educacionais da maioria dos municípios analisados. Nos municípios pesquisados onde existe uma política pública educacional direcionada para o enfrentamento da defasagem idade/série perceber-se que a qualidade do ensino assumiu proporções significativas em toda a rede municipal, gerando resultados satisfatórios ao ensino e à aprendizagem escolar.;
Abstract The purpose of this research is to map the local educational policies in relation to coping with age / grade lag in the counties that make up the region of Vale do Rio dos Sinos- Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estancia Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuther, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, São Leopoldo and Sapiranga. The goal is to analyze the indicators ofrates of age / grade lag in elementary school and to map the educational policies presented in each county in order to improve this problem aiming at the quality of public education. In this analysis, we can observe the set of educational activities aimed at the effective learning of those students who have learning disabilities and are in situation of age / grade lag. The successive grade repetition are identified as characteristics that lead to this gap, once they generate difficulty of socialization at school and thus these students tend to drop out of school, resulting in what we identify as school failure. The methodology used was documentary analysis followed by structured interviews. The results show that, although there is wide dissemination of data through the School Census, the rates of age / grade lag are not treated specifically and continuously in the educational policies of most of these places. In those counties where there is a public educational policy aimed to cope with the age / grade lag, it is clear that the quality of education has assumed significant proportions in the entire school system, generating satisfactory results to teaching and learning.;
Palavras-chave Defasagem idade/série; Políticas educacionais municipais; Qualidade do ensino; Lag age/grade; Educational policies; Quality of teaching;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3773;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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