Mostrar registro simples

Autor Ferreira, Ana Claudia Klein;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6840464298899388;
Orientador Casartelli, Alam de Oliveira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0325261242765065;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão de crise de imagem em organizações educacionais;
Resumo No presente trabalho buscou-se um olhar para a gestão de crise de imagem em organizações educacionais numa reflexão sobre a prática da gestão e da comunicação organizacional à luz de diferentes saberes. Para responder “Como as organizações educacionais lidam com situações de risco de crise de imagem a partir da perspectiva da comunicação?” realizou-se uma investigação científica, por meio de sete entrevistas em profundidade com gestores de comunicação e de um grupo focal com diretores de sete escolas privadas de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. A partir do conteúdo obtido, procedeu-se a uma triangulação com o referencial teórico envolvendo autores de áreas como administração, educação e comunicação. Assim foi possível definir categorias de análise e alcançar os objetivos propostos. Além de evidenciar como as organizações educacionais lidam com situações de risco de crise de imagem a partir da perspectiva da comunicação, foi possível analisar o papel da área de comunicação nas escolas no que se refere à gestão de crise e, ainda, entender quais os fatores de risco de crise de imagem e os fatores de proteção percebidos pelos gestores nas organizações educacionais. Entre os achados mais significativos, está a constatação de que os diretores têm consciência da responsabilidade de seu papel frente a uma crise, entretanto percebeu-se certo distanciamento entre a área de comunicação e a gestão principal das escolas. Também ficou evidente a falta de planejamento para uma possível crise de imagem por parte das organizações.;
Abstract In this study I searched for a look at the image crisis management in educational organizations about the practical reflection of management and organizational communication in the light of different knowledge. To answer "How educational organizations deal with risk situations of image crisis from the perspective of communication?", I did a scientific investigation through seven in-depth interviews with communication managers and also I did a focus group with seven private school principals of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. From the obtained content, I did a triangulation with a theoretical framework involving areas of authors as administration, education and communication. Thus, it was possible to define analysis categories and achive the proposed objectives. Besides making evident how the educational organizations deal with situations of risk of image crisis from the perspective of communication, it was possible to analyze the role of communications area in schools in relation to the crisis management also understand what the risk factors of image crisis and protective factors perceived by managers in educational organizations. Among the most significant results is the observation that the directors are aware of the responsibility for their role in a crisis, however we can see a certain distance between communication area and school management. It was also evident lack of planning for a possible image crisis by organizations.;
Palavras-chave Gestão de crise; Comunicação organizacional; Gestão educacional; Crisis management; Organizational communication; Educational management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-03-23;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3807;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística