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Saberes da psicologia no currículo do curso de pedagogia: uma análise cultural

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metadataTrad.dc.contributor.author Costa, Lia Beatriz Mesquita;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9992449672293177;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Dal'Igna, Maria Cláudia;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos; IFPI;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Saberes da psicologia no currículo do curso de pedagogia: uma análise cultural;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação se inscreve no campo dos Estudos Culturais pós-estruturalistas, para investigar os significados atribuídos aos saberes da Psicologia para o currículo e para a formação docente no âmbito do curso de Pedagogia da UFPI, campus de Teresina. O conjunto de dados foi examinado sob a perspectiva da análise cultural, por meio da análise documental das duas últimas matrizes curriculares do curso e dos planos das cinco disciplinas obrigatórias de Psicologia vigentes, e tendo realizado entrevistas semiestruturadas com dez egressos na fase inicial da carreira docente e cinco professoras do curso de Pedagogia. Com o aporte teórico de Stuart Hall (1997), Tomaz Tadeu da Silva (1999a, 1999b, 2007b), Alfredo Veiga-Neto (2002), Marisa Costa, Rosa Silveira e Luis Henrique Sommer (2003) e Maria Lúcia Wortmann (2007) – que analisam os conceitos de currículo e cultura – e Diana Carvalho (2002), Nathália Carneiro (2010), Ana Sganderla e Diana Carvalho (2010), Priscila Larocca (1999, 2002a) e Lígia Vercelli (2008) – que discutem as relações entre Pedagogia e Psicologia, especialmente na formação docente – foi possível analisar de que formas a Psicologia contribuiu para a constituição da formação inicial em Pedagogia, como uma das ciências que baliza essa formação, criando condições para a sustentação do processo de “psicologização da Pedagogia”. A pesquisa analisou, ainda, a dissociação entre teoria e prática, estruturante do processo de formação, em que a formação teórica em Psicologia parece estar dissociada de conhecimentos adquiridos pela experiência profissional em Pedagogia, não respondendo às necessidades de formação profissional que a contemporaneidade coloca aos professores.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation is inserted in the Post-Structuralist Cultural Studies field, in order to investigate the meanings attributed to the knowledge of Psychology to the curriculum and teacher education in the Pedagogy course of UFPI, at Teresina campus. The data set was examined from the perspective of cultural analysis, through documental analysis of the last two curricular frameworks of the course, and plans of five compulsory classes of Psychology, having performed semi-structured interviews with ten graduates in early teaching career and with five professors from Pedagogy course. With the theoretical support of Stuart Hall (1997), Tomaz Tadeu da Silva (1999a, 1999b, 2007b), Alfredo Veiga-Neto (2002), Marisa Costa, Rosa Silveira & Luis Henrique Sommer (2003) and Maria Lúcia Wortmann (2007) – analyzing the concepts of curriculum and culture – and Diana Carvalho (2002), Nathália Carneiro (2010), Ana Sganderla & Diana Carvalho (2010), Priscila Larocca (1999, 2002a) and Lígia Vercelli (2008) – discussing relations between Pedagogy and Psychology, especially in teacher education – it was possible to analyze the ways Psychology contributed to set up the initial training in Pedagogy, as on of the sciences that guide this Graduation, creating conditions for sustaining the process of “psychologizing Pedagogy”. The research also analyzed the dissociation between theory and practice, structuring the training process, in a way that the theoretical formation in Psychology seems to be dissociated from the knowledge acquired by professional experience in Pedagogy, not responding to the needs of professional training that contemporaneity places to teachers.;
metadataTrad.dc.subject Psicologia da educação; Pedagogia; Currículo; Formação docente; Análise cultural; Educational psychology; Pedagogy; Curriculum; Teacher education; Cultural analysis;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2014-08-21;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3810;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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