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Pedagogia dos movimentos sociais: as manifestações de 2013 como espaço de aprendizado

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Autor Rosa, Roberta Soares da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2106559735606935;
Orientador Adams, Telmo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7293725605745367;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Pedagogia dos movimentos sociais: as manifestações de 2013 como espaço de aprendizado;
Resumo Essa dissertação tem como objetivo compreender as dimensões educativas nos processos das ações coletivas estimulados pelo Bloco de Lutas pelo transporte Público Porto Alegre. A metodologia utilizada foi a sistematização de experiências na perspectiva da pesquisa participante, através de entrevistas individuais, roda de conversa e netnografia. A referência teórica foi construída a partir de Maria da Glória Gohn, Paulo Freire, Alberto Melucci, Ilse Sherer-Warren, Manuel Castells, André Lemos, Hugo Assmann, Danilo Streck, entre outros. Nesse sentido, nos propomos a refletir sobre as mudanças que vem acontecendo nos movimentos sociais quanto à forma de organização e comunicação e se esses movimentos proporcionam algum aprendizado a seus participantes. Concluímos que o Bloco de Lutas proporciona espaços de formação intencionais como aulas públicas, no entanto, os sujeitos identificam como principal espaço de formação a vivência de militância nos protestos de rua, assembleias e ocupações. Identificamos indicadores de que o Bloco promove a conscientização dos sujeitos, pois tem participantes comprometidos com a realidade na busca por um mundo mais justo e igualitário, mantendo-se envolvidos em causas sociais que vão além desta organização de mobilização.. As mídias sociais aparecem como forte característica desse tipo de movimento, fundamental para a comunicação e mobilização dos sujeitos, no entanto a dificuldade de mediação pedagógica traz algumas limitações na sua utilização.;
Abstract This dissertation aims to understand the educational dimensions in the collective actionsprocesses stimulated by Porto Alegre Public transportBlock Struggles. The methodology used was the systematization of experiences from the perspective of participatory research, through individual interviews, conversation circles and netnography.The theoretical backgroundwas built from Maria da GlóriaGohn, Paulo Freire, Alberto Melucci, Ilse Scherer-Warren, Manuel Castells, André Lemos, Hugo Assman, DaniloStreck, among others.In this sense, we propose to reflect on the changes that have been happening in the social movements on how to organization and communication and these movements provide some learning to its participants. We conclude that the Fights Block provides intentional training spaces as public classes, however, the subjects identified as the main training area militancy of experience in street protests, meetings and occupations. We identify indicators that the Block promotes awareness of the subject, because it has participants committed to the reality in the search for a more just and equal world, staying involved in social causes that go beyond this mobilization organization. Social media appear as strong characteristic of this type of movement, essential for communication and mobilization of the subjects, however the difficulty of pedagogical mediationbrings some limitations in its use.;
Palavras-chave Movimentos sociais; Participação; Mídias sociais; Mobilizações de 2013; Social movements; Participation; Social media; 2013 mobilizations;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-02-24;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROEX - Programa de Excelência Acadêmica;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3824;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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