RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Práticas e representações da institucionalização da infância: bebês e crianças bem pequenas na creche em Francisco Beltrão/PR(1980/1990)

Mostrar registro simples

Autor Conceição, Caroline Machado Cortelini;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3093574479627521;
Orientador Fischer, Beatriz Terezinha Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4948105804186093;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Práticas e representações da institucionalização da infância: bebês e crianças bem pequenas na creche em Francisco Beltrão/PR(1980/1990);
Resumo O estudo investiga o processo de institucionalização de bebês e crianças bem pequenas nas décadas de 1980 e 1990, em Francisco Beltrão, município do sudoeste do Paraná. Tendo como foco práticas e representações envolvendo bebês e crianças bem pequenas na creche, articula história da educação infantil e história da infância, reforçando a escrita de uma história da infância nas creches. Recorrendo a aportes teórico-metodológicos da histórica cultural, faz também uso de recursos teóricos advindos da sociologia da infância. Tais referenciais oferecem uma matriz analítica que permite não só focalizar a dimensão cultural das práticas, como encarar crianças e infância como objeto de pesquisa, considerando a presença ativa desse grupo geracional na sociedade. A pesquisa implicou na recolha de memórias de sujeitos que viveram situações relacionadas ao contexto investigado (profissionais das creches e dos setores da assistência social – DAS/SAS, Associação de Proteção à Maternidade e à infância e Superintendência Regional da LBA), incluindo documentos escritos e iconográficos. Como procedimento metodológico destacam-se a história oral e a análise documental, delas derivando basicamente todo o conjunto de dados empíricos. Para o processo analítico, os mesmos foram subdivididos em quatro eixos interrelacionados: políticas, práticas, culturas e concepções. A pesquisa elucida as especificidades do projeto municipal de creches de Francisco Beltrão e identifica traços de uma cultura da creche naquele contexto. A análise confirma a concepção assistencial/compensatória da década de 1980 na conformação de práticas institucionais, incluindo a influência da Legião Brasileira de Assistência. Constata igualmente o papel desempenhado pela Associação de Proteção a Maternidade e à Infância de Francisco Beltrão. Identifica elementos que compões uma cultura da creche: imagens de infância – a criança pobre, a criança carente, a criança submissa, o bebê biológico, o bebê brincante e o bebê membro do grupo social. Na mesma perspectiva, o estudo analisa: a presença de um grupo profissional marcado pela maternagem; a organização de tempos que se estruturam em rotinas, valorizando os cuidados corporais, diferenciados para cada subgrupo etário. Constata igualmente a estruturação de espaços assinalados pela ausência e pelo improviso, a presença de brincadeira e interações que se revelam como modos característicos de organização de crianças e adultos. Em seu conjunto, a investigação permite depreender que a creche é um lugar heterogêneo, que expressa uma política conformadora de corpos – sinalizada por uma representação de criança pobre e, ao mesmo tempo, revela a expressão de uma cultura do encontro – onde crianças e adultos estruturam formas próprias de brincadeiras e ocupação dos espaços. Nas considerações finais, a argumentação reúne assertivas que acentuam a potencialidade de investigações que tenham como foco culturas de creche.;
Abstract The study researches the process of babies and small children institutionalization, in the 80ties and 90ties in the city of Francisco Beltrão State of Parana. It focuses practices and representations involving babies and small children at nurseries schools. It discusses the history of childhood education and infancy history, reinforcing the history of children an day care centers. It pursues theoretical and methodological contributions of cultural history, it also uses theoretical resources from the sociology of childhood. Such references offer an analytical sample which allows, not only to focus a cultural dimension of the practices, but also how to face little children and childhood as an object of research, considering the active presence of this generational group in the society. The research implied in the collection of memories of people who have lived such experiences (professionals of nurseries schools and social assistance – DAS/SAS, Association of Protection to Maternity and childhood and LBA Regional Superintendence ) it also includes written and ichnographic documents. A content analysis was used oral history and documental analysis which has been taken all empirical data. For the analytical process they have been divided into four inter related axes: policies, practices, cultures and conceptions. The research elucidates the particularities of the “municipal project of the nurseries schools” of Francisco Beltrão and identifies some features of a culture of nurseries in such context. The analysis confirms the attendance /compensatory conception of conformation of the institutional practices of the 80ties, including the influence of Brazilian Legion of Assistance. It also notes the role performed by the Association of Maternity and Childhood Protection of Francisco Beltrão. It identifies the images of infancy – the poor child, the careless child, the submissive one, the biological baby, the participating and the baby member of social group. It analyses the presence of a professional group stamped by the maternal care. It identifies the organization from times that are structured in routines, valuing body care, different for every age and, the structuring of areas marked by the absence and improvisation. Finally, it identifies the presence of games and interactions which are characteristic ways of children and adult organization. In a whole, the investigation allows to conclude that the nursery school is a heterogeneous place, it expresses a conformating policy – designated by a representation of poor children – and, at the same time, it reveals the expression of the encounter culture, where the children and adults structure their own way of games and spaces occupation. In the final considerations, the discussion gather some conclusions that stands out the potential of investigations focusing the nursery schools culture.;
Palavras-chave Educação infantil; História da educação infantil; Infância; Culturas; Políticas públicas; Early Childhood Education; Childhood Education; Childhood; Cultures; Public policies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2014-11-07;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3830;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística