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Do pré-digital ao digital: o percurso das interações de professores em escola participante de programa de inclusão digital

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Autor Stieh, Daniela da Graça;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4726959396371999;
Orientador Lopes, Daniel de Queiroz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7406028970099205;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Do pré-digital ao digital: o percurso das interações de professores em escola participante de programa de inclusão digital;
Resumo Essa dissertação de mestrado consiste no estudo do percurso das interações de professores no contexto de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizada no município de Sapucaia do Sul/RS e que tem participado de programas de inclusão digital. Os sujeitos da pesquisa foram professores que atuam na escola desde o momento em que as tecnologias digitais passaram a fazer parte do cotidiano da escola, mais especificamente, desde que a escola passou a participar de programa de inclusão digital na modalidade 1:1 – um computador por aluno e professor. O dinamismo das interações nesse contexto e seus percursos foram investigados a partir da passagem e da convivência entre mídias analógicas e digitais, identificadas nessa pesquisa como: pré-digital e digital. A metodologia de pesquisa utilizada foi a cartográfica, o que me possibilitou a saída da condição de observadora para participante, juntamente com os professores, na investigação de pistas dos percursos das interações. Como aporte teórico, a pesquisa foi fundamentada a partir dos autores Maturana e Varela justamente para fazer a relação dos acoplamentos estruturais de terceira ordem e o caminho biológico de todos os processos de interação. Esses autores me possibilitaram um olhar de como a escola e os professores se relacionam com o dinamismo das trocas. O momento pré-digital, na visão do professor, é compreendido como uma sobreposição do momento digital. A pesquisa transformou a realidade dos professores com relação às interações a partir das reflexões e da atenção aos espaços da escola tanto no digital quanto no pré-digital. A partir de oficina e cartografia dos percursos das interações na escola com os professores é que surgiram os resultados deste estudo. Para tanto, foram utilizados dois critérios para que os resultados da pesquisa fossem percebidos: as interações que se transformaram frente ao digital e as que se conservaram no pré-digital. A partir desses dois critérios é que foi percebido que alguns percursos cartografados pelos professores tanto no pré-digital quanto no digital não se caracterizam como processos vitais, pois eles não atribuem uma continuidade no compartilhamento de ideias e trocas entre eles.;
Abstract This master thesis is the study of interactions of teachers in the context of a public School Elementary School located in the municipality of Sapucaia do Sul/RS and has participated in programs of digital inclusion. The research subjects were teachers working at the school since the moment in which the digital technologies have become part of the daily life of the school, more specifically, since the school joined the program of digital inclusion in modality 1:1 - a computer per student and teacher. The research methodology used was the cartographic, which made it possible for me to exit the condition of an observer to participant, along with the teachers, the research of slopes of pathways of interactions. As the theoretical, the search was justified from the authors Maturana and Varela precisely in order to make the relationship of structural couplings of third order and the biological path of all processes of interaction. These authors has allowed me a glimpse of how the school and the teachers relate to the dynamism of trade. The time pre-digital, from the point of view of the teacher, is understood as an overlay to the digital time. The research has transformed the reality of teachers with respect to the interactions from the reflections and the attention to spaces of the school both in digital and in pre-digital. From workshop and mapping of pathways of interactions at the school with the teachers is that there are the results of this study. For both, two criteria were used to ensure that the results of the research were perceived: the interactions that become front to digital and those preserved in the pre-digital. From these two criteria is that it was realized that some routes mapped by teachers both in the pre-digital and the digital not characterised as vital processes, because they do not give a continuity on the sharing of ideas and trade between them.;
Palavras-chave Interação; Inclusão digital; Acoplamento estrutural; Cartografia; Ensino fundamental; Interaction; Digital inclusion; Structural coupling; Cartography; Elementary school;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-02-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROEX - Programa de Excelência Acadêmica;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3833;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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