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Das maneiras de negociar a realidade e expressar a fé: modelos devocionais e agenciamentos na festa e romaria ao Santuário de N. Sra. do Caravaggio

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Autor Silva, Adimilson Renato da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1176906465700167;
Orientador Lopes, José Rogério;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5121360004451480;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Das maneiras de negociar a realidade e expressar a fé: modelos devocionais e agenciamentos na festa e romaria ao Santuário de N. Sra. do Caravaggio;
Resumo Este trabalho objetiva apresentar a trajetória de pesquisa realizada no contexto empírico da romaria e do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, na cidade de Farroupilha-RS. Utilizamos, para a construção de dados, o método etnográfico, realizando observação participante, entrevistas, pesquisas em sítios da web, conversas com os atores, imagens fílmicas e fotográficas das romarias e períodos da festa do dia 26 de maio. Buscamos compreender, desse modo, como os agenciamentos de diferentes atores influenciam os modelos devocionais presentes na devoção a Caravaggio. A procura por imprimir uma lógica “instrumental” à religião remete ao fato de que a Cultura passa por um processo de profunda ressignificação, mudando seus contornos para a centralidade que a performatividade assume hoje em dia na ação e nos projetos dos agentes. Ao invés de privilegiarmos uma única linha de força ou lógica de ação presente na produção e promoção da romaria e de outras atividades, como caminhadas, revitalização de espaços sagrados, divulgação da devoção, etc., escolhemos compor um panorama de percepções a partir da inserção que tivemos em campo de pesquisa. Isso possibilitou dar voz e vez à ação dos atores e a seus atos (SCHUTZ, 1974). Uma consideração possível é de que, apesar de os agenciamentos em torno da devoção a Caravaggio estarem convergindo para um ponto em comum, canalizando o potencial de atração dos fiéis e romeiros ao longo do ano, eles se mantêm ainda circunscritos a certa originalidade de vocalização de interesses, objetivos e fins comuns. O movimento de aproximação ao sagrado e da religião é sempre tenso e conflitivo para os indivíduos marcados pela sociabilidade urbana impactada pela secularização. Apesar de aventada tal hipótese, um projeto de igreja torna-se manifesto em meio a este período de desinstituicionalização religiosa.;
Abstract This work presents the research trajectory held in the empirical context of the pilgrimage and the shrine of Nossa Senhora do Caravaggio in the city of Farroupilha-RS. In order to build data, we made use of the ethnographic method, conducting participant observation, interviews, surveys on web sites, talks to the actors, filmic and photographic images of pilgrimages and periods Day Party May 26th. We seek to understand thereby as agencies of different actors influence the devotional gifts designs in devotion to Caravaggio. A demand for printing a "instrumental" logic to religion refers to the fact that culture goes through a process of profound reframing, changing its contours to the centrality that the performativity assumes nowadays in action and agents of the projects. Instead of privileging a single line of force or this action logic in the production and promotion of pilgrimage and other activities such as hiking, revitalization of sacred spaces, disclosure of devotion, etc., we decided to compose a panorama of perceptions from the insertion we had in the search field. This enabled voice and time to the action of the actors and their actions (SCHUTZ, 1974). A possible consideration is that although the agencies around the devotion to Caravaggio are converging to a common point, channel the potential to attract the faithful and pilgrims throughout the year, they remain still restricted to certain originality of vocalization interests, common goals and purposes. The movement to approach the sacred and religion is always tense and conflictive for individuals marked by urban sociability impacted by secularization and religious modernity. Although that rumored event, a church project becomes manifest in the midst of this period of religious deinstitutionalization.;
Palavras-chave Agenciamentos; Projetos; Ressignificação; Devoção a Caravaggio; Agencies; Projects; Reframing; Devotion to Caravaggio;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-02-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3883;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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