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A aprendizagem e a qualificação profissional como via de inclusão social no mercado formal de trabalho: Um estudo do “projeto piloto nacional de incentivo a aprendizagem da pessoa com deficiência”

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Autor Dahmer, Maribel Cechini;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3350041768378829;
Orientador Adams, Telmo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7293725605745367;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A aprendizagem e a qualificação profissional como via de inclusão social no mercado formal de trabalho: Um estudo do “projeto piloto nacional de incentivo a aprendizagem da pessoa com deficiência”;
Resumo A Pesquisa tem como objetivo analisar a Aprendizagem e Qualificação Profissional como via de inclusão social e permanência no mercado formal de trabalho no “Projeto Piloto Nacional de Incentivo a Aprendizagem da Pessoa com Deficiência” dentro do contexto da “Lei das Cotas” ou “Reserva Legal de Cargos”, como importante frente de implementação de ações das políticas públicas de emprego deste segmento populacional, a cargo do Ministério do Trabalho e Emprego, no período de 2009 a 2010. A experiência executada no Rio Grande do Sul é de responsabilidade da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego-RS e do “Comitê Estadual Pró-Inclusão-RS”, instituído com o objetivo de congregar entidades representativas dos diferentes tipos de deficiência, instituições qualificadoras de mão-de-obra, federações empresariais, associações nãogovernamentais e órgãos públicos vinculados à educação e à promoção social. Abordaremos a temática da aprendizagem e qualificação profissional na perspectiva de ações de capacitação profissional e na compreensão do desenvolvimento de competências e habilidades para a ampliação de condições de inclusão profissional no mercado formal de trabalho. A escolha metodológica, de abordagem qualitativa contemplando a observação, a análise de documentos coletados e de dados do campo empírico registrados em “diário de campo”, além do “Memorial das Reuniões do Comitê Pró-Inclusão-RS”. Análise discursiva baseou-se na obra de Laurence Bardin(2010). As bases teóricas referem-se a Paulo Freire (2001), educador cuja produção intelectual tem caráter interdisciplinar. Apresentamos as trajetórias e experiências de vidas de pessoas com deficiência na construção do diálogo social enquanto sujeitos de políticas de aprendizagem e qualificação profissional, re-significando sua história.;
Abstract This research has as its main objective to analyze Learning Process and Professional Qualification as means of social inclusion and permanence in the formal working market of the “National Pilot Project for the Motivation of People with Learning Disability” in the context of the “Racial quotas law” or “Legal Reserved Positions”, as an important act in the implementation of public employment policies of this population segment, carried out by the Brazilian Ministry of Labor in the period of 2009 and 2010.The experience, which took place in the State of Rio Grande do Sul, was held under the responsibility of the Regional Labor Superintendence and the “Pro-Inclusion Executive State Committee”, and it was established with the aim of gathering representative entities from different types of disabilities, institutions that deal with workers qualification, business federations, non-governmental organizations and public sectors related to education and social promotion.We will approach the learning process and professional qualification under the perspective of professional training in order to comprehend the development of competences and abilities for the support of conditions of professional inclusion in the formal working market.The methodology used is the qualitative approach, with data collected from participative research, based in observations and in researched documents collected from the empirical field – “field diary” and “Memorial of the of the Pro-Inclusion Committee Meetings”. The discursive analysis is based on the work of Laurence Bardin (2010).The theoretical background is based on the work of Paulo Freire (2001), educator whose intellectual production is interdisciplinary. We also present the trajectories and life experience of people with disabilities regarding the social dialog as subjects of professional learning and qualification policies, re-signifying their history.;
Palavras-chave Aprendizagem; Qualificação profissional; Comitê pró-inclusão; Learning; Professional qualification; Pro-inclusion executive state committee;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2011;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3908;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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