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Disseminação das tecnologias digitais e promoção da inclusão digital na educação pública: estratégias da governamentalidade eletrônica

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Autor Loureiro, Carine Bueira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6028155276299899;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Disseminação das tecnologias digitais e promoção da inclusão digital na educação pública: estratégias da governamentalidade eletrônica;
Resumo O objetivo desta tese é problematizar a disseminação das tecnologias digitais (TD) e a promoção da inclusão digital (ID) na educação. Essa problematização foi desenvolvida a partir das práticas discursivas mobilizadas por meio de quatro programas brasileiros destinados à propagação do uso das TD na educação pública, postos em funcionamento no período de 1980 a 2010. O conjunto de materiais de pesquisa é constituído pelos documentos relativos a estes quatro programas, a saber: Projeto EDUCOM, implantado em 1983; Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE), posto em funcionamento em 1989; Programa Nacional da Informática na Educação (PROINFO), em vigência desde 1997, e Programa Um Computador por Aluno, sendo implementado desde 2010. Pautada no referencial dos estudos foucaultianos, para o exercício analítico, foram utilizados governamento e governamentalidade como conceitos/ferramentas. As análises empreendidas sobre os materiais de pesquisa e o exercício analítico permitiram identificar que a disseminação das TD, assim como a promoção da ID, na educação, se constituem, na atualidade, em necessidades. Por esse viés, percebeu-se que a disseminação das TD e a promoção da ID na educação podem favorecer outra forma de condução das condutas, que, aliada à produção de subjetividades voltadas para a constituição de sujeitos para viverem conforme os modos de vida que se instauram na Contemporaneidade, produz a governamentalidade eletrônica, a qual consiste em uma forma de desenvolvimento da governamentalidade neoliberal. Dessa forma, demonstra-se que a disseminação das TD e a promoção da ID na educação se constituem em estratégias da governamentalidade eletrônica operacionalizadas por meio de estratégias menores, como a capacitação de recursos humanos, a distribuição de computadores, a produção do desejo pela Internet, a educação em todos os espaços, a conexão em rede e a disponibilidade para acessar e ser acessado. Essas estratégias também operam na constituição do Homo oeconomicus acessibilis, um sujeito próprio para este tempo em que fazer uso das TD se constitui em uma necessidade.;
Abstract The aim of this thesis is to discuss the spread of digital technologies (DT) and the promotion of digital inclusion (ID) in education. This questioning was developed from the discursive practices mobilized by four Brazilian programs aimed at spreading the use of TD in public education, put into operation in the period 1980-2010. The set of research material consists of documents relating to these four programs, namely: Project EDUCOM, implemented in 1983, the Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE), put into operation in 1989, the Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO), in force since 1997, and One Laptop per Child program, implemented since 2010. Guided in the frame of Foucault studies, for analytical exercise, were used governing and governmentality how concepts / tools. The analyzes undertaken about materials research and analytical exercise have identified that spread/dissemination of TD, as well as the promotion of ID on education constitute, in actuality, needs. In this mode, it was perceived that TD dissemination and ID promotion in education can support otherwise conduct guiding, which, together with the production of subjectivities for the constitution of subjects to live according to this way live that are established in Contemporary, produce the electronic governmentality, which consists a form of development of neoliberal governmentality. Thus, it is demonstrated that TD dissemination and ID promotion in education constitute strategies of governmentality electronic operationalized through of strategies smallers, as training of human resources, distribution of computers, production of desire for Internet, education in all areas, networking and availability to access and be accessed. These strategies also operate in the Homo economicus acessibilis constitution, a proper subject for this time where to make use of TD constitutes a necessity. governmentality.;
Palavras-chave Tecnologias digitais; Inclusão digital; Governamentalidade; Digital technologies; Digital inclusion; Governmentality;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2013;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4125;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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