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A educação de surdos no estado novo: práticas que constituem uma brasilidade surda

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Autor Witchs, Pedro Henrique;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3913436849859138;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A educação de surdos no estado novo: práticas que constituem uma brasilidade surda;
Resumo A Dissertação objetiva examinar as práticas que operavam na constituição de uma brasilidade surda, isto é, de uma normalidade surda brasileira. Em busca de práticas que constituem subjetividades surdas ao longo da história da educação de surdos no Brasil, o estudo é interpelado pela conjuntura do período do Governo de Getúlio Vargas que ficou conhecido como Estado Novo (1937-1945): um momento da história do país caracterizado por empreendimentos de modernização, industrialização e urbanização que, em consonância com a reforma do ensino, se mantiveram em estreita relação com o plano de nacionalização. Para tanto, foram analisadas cinco fontes documentais mantidas pelo acervo histórico do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), primeira instituição que se dedicou à educação de surdos no Brasil, a saber: o manual Pedagogia emendativa do surdo-mudo (1934), o relatório Atividades e documentos estatísticos do Instituto Nacional de Surdos-Mudos (1937), a reportagem O Instituto Nacional de Surdos-Mudos (1942), o manual Vamos falar – cartilha para uso das crianças surdas brasileiras (1946) e o relatório Os surdos-mudos no Brasil segundo o Censo Demográfico de 1º de setembro de 1940 (1948). A partir da perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Foucaultianos em Educação, valeu-se do conceito de governamentalidade como uma grade de inteligibilidade pela qual a leitura do material foi realizada. Destaca-se, no corpus de análise, a importância da formação de saberes estatísticos e médico-pedagógicos sobre a surdez e sobre os surdos para o estabelecimento de normativas educacionais que regulassem o comportamento desses sujeitos em direção a uma normalidade possível de ser governada. Propõe-se, nesse sentido, entender a normalização de surdos, por meio de técnicas e estratégias precisas para exercer um governamento linguístico, como um modo pelo qual a identidade nacional poderia ser atrelada a um sujeito surdo almejado e conveniente aos interesses do Estado Novo. Os surdos, uma vez usuários da língua vernácula, deixariam de ser “estrangeiros” para se tornarem cidadãos governáveis, aptos a ingressar na esfera produtiva que faria do Brasil um país moderno.;
Abstract The Dissertation aims to examine the practices that worked in the constitution of a deaf Brazilianness, i.e., of a deaf Brazilianness normality. Seeking for practices that entail deaf subjectivities throughout the history of deaf education in Brazil, this study is approached within the context of Getúlio Vargas’ government, also known as New State (1937-1945): a moment in the history of country characterized by developments of modernization, industrialization and urbanization which, along with the educational reform, kept in tight relation with the nationalization plan. To do so, five documentary sources held by the National Institute for Deaf Education (INES) were analyzed, being it the first institution devoted to deaf education in Brazil. The documents were: the Pedagogia emendativa do surdo-mudo manual (1934), the report Atividades e documentos estatísticos do Instituto Nacional de Surdos-Mudos (1937), the report O Instituto Nacional de Surdos-Mudos (1942), the manual Vamos falar – cartilha para uso das crianças surdas brasileiras (1946) and the report Os surdos-mudos no Brasil segundo Censo Demográfico de 1º de setembro de 1940 (1948). Parting from a theoretical-methodological approach on the Foucaldian studies in Education, the concept of governmentality was used as a grate of intelligibility under which the reading of the document was made. It is important to highlight the significance of the formation on statistics and medical-pedagogical knowledge about deafness and deaf people to the establishment of educational norms which could rule the behavior of these subjects towards a normality possible to be governed. It is proposed, in this sense, to understand the normalization of the deaf, through precise techniques and strategies to wield a linguistic government as a way that national identity could be attached to a deaf subject willing and convenient to the interests of the New State. The deaf, once users of the vernacular language, would cease to be ‘foreign’ and become governable citizens, capable of joining in the productive sphere that would turn Brazil into a modern country.;
Palavras-chave Identity; Governmentality; Practices; New State; Deaf education; Identidade; Governamentalidade; Práticas; Estado Novo; Educação de surdos;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2014-01-13;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4758;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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