RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Inter-relações entre as políticas educacionais, o trabalho docente e a qualidade da educação em uma escola pública municipal de Canoas/RS

Mostrar registro simples

Autor Marcello, Juliana Cabistany;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1824372431915475;
Orientador Fritsch, Rosangela Fritsch;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5203131170203547;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Inter-relações entre as políticas educacionais, o trabalho docente e a qualidade da educação em uma escola pública municipal de Canoas/RS;
Resumo O presente trabalho é resultado de pesquisa financiada pelo Projeto Núcleo em Rede Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática do Observatório de Educação – CAPES/INEP e insere-se nas discussões acerca das políticas públicas educacionais em curso no Brasil a partir da década de 1990. Dedica-se a estudar os reflexos das políticas educacionais sobre a qualidade da educação nas escolas públicas brasileiras. Entende como educação de qualidade a aquisição de habilidades e competências e também o efetivo aprendizado dos conhecimentos culturalmente construídos pela humanidade. A pesquisa trata de questionar como os professores da escola investigada estão recebendo, interpretando e reacomodando as atuais políticas educacionais durante as suas práticas profissionais no interior da escola, na busca de indícios acerca da interferência desse processo dialógico de percepção e releituras sobre a qualidade da educação lá oferecida. Tem como objetivo compreender como os professores da escola investigada estão recebendo, interpretando e reacomodando as atuais políticas educacionais durante as suas práticas profissionais no interior da escola a fim de conhecer alguns aspectos da interferência desse processo dialógico de percepção e releituras sobre a qualidade da educação lá oferecida. Teve como resultados principais a percepção de que os sujeitos investigados processam releituras negociadas das políticas educacionais, aproveitando as contradições que estas apresentam para tentar manter um compromisso ético frente à profissão docente e trabalhar por uma educação de qualidade social, que não apenas permita o aprendizado de conhecimentos científicos e prepare para o trabalho, mas que também tenha uma perspectiva emancipatória tanto do ponto de vista político da cidadania consciente, como do ponto de vista da oportunização de um empoderamento socioeconômico às classes trabalhadoras.;
Abstract This paper is the result of a research funded by the “Projeto Núcleo em Rede Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática do Observatório de Educação –CAPES / INEP” and is part of the discussions about the current educational policies in Brazil from the 1990s on. It draws on the consequences of educational policies on the quality of education in Brazilian public schools. It states that quality education is the acquisition of skills and competences as well as the effective acquisition of knowledge culturally constructed by mankind. The study how school teachers are receiving , interpreting and reacomodando current educational policies during their professional practices within the school in search of clues about the interference of this dialogical process of perception and readings about the quality of education offered there . It aims to understand how the school teachers investigated are receiving , interpreting and reacomodando current educational policies during their professional practices within the school in order to know some aspects of the interference of this dialogical process of perception and readings about the quality of education there offered. Thus, this paper analyzes the elements involved in the evaluation and decision-making on passing or failing students in the light of educational policies that have been promoted by federal entities and their impact on the quality of public education. A qualitative and enthnographic study case was carried out in which school teachers from 1th to 5th grade were interviewed with reflective questions. Its main results is the perception that the subjects investigated have negotiated understandings of educational policies, taking advantage of the contradictions that they present to maintain an ethical commitment on their jobs as teachers and strive for a social quality education, which not only allows acquiring scientific knowledge and prepare for work, but also has an emancipatory perspective both from a political viewpoint of conscious citizenship and the socioeconomic empowerment to the working classes.;
Palavras-chave Políticas educacionais; Trabalho docente; Qualidade da educação; Escolas públicas; Ensino fundamental; Educational policies; Teaching job; Quality of education; Public schools; Primary education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-03-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4817;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística