RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Educação integral e de qualidade: no renovar das experiências, a busca de novos caminhos

Mostrar registro simples

Autor Haygertt, Rosa Beatriz Oliveira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8596004331150753;
Orientador Titton, Maria Beatriz Pauperio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3486596181739336;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Educação integral e de qualidade: no renovar das experiências, a busca de novos caminhos;
Resumo Esta pesquisa teve como tema central a educação integral e propôs-se a analisar a relação entre o projeto de jornada ampliada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Antônio de Alencar, denominado Escola de Turno Integral, e a melhoria da qualidade da educação oferecida pela escola, uma vez, que essa escola tem alcançado Efetividade Social na comunidade em que atua. Para alcançarmos os objetivos propostos realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o contexto histórico e as concepções de Educação Integral no Brasil e através da pesquisa qualitativa com referências de Godoy (1995), Brandão (2000) e Ludke & André (2003), construiu-se a possibilidade de que os fenômenos fossem estudados no contexto em que ocorreram e possibilitou a participação ativa do pesquisador no ambiente pesquisado. A escola investigada participa do “Programa Mais Educação” que se constitui em uma estratégia do Governo Federal que prevê a oferta de educação integral em jornada ampliada, por meio da realização de atividades socioeducativas no contra turno escolar, realizadas no espaço da escola ou fora dela. Acreditamos que o debate da concepção de educação integral presente neste estudo tem sua relevância na atualidade do tema, uma vez que se encontra inserido no contexto nacional de políticas públicas que evocam a busca pela qualidade da educação brasileira, enquanto um estudo que associa a educação integral em jornada ampliada aos impactos nos processos educativos.;
Abstract This research has as its central theme the full time education and propose to examine the relationship between the extended day project of the School of Elementary Education Major Antonio de Alencar, called Integral Shift School, and the improving of the school education quallity since this school has achieved Social Effectiveness in the community in which it operates. To achieve the proposed objectives, we conducted a literature search on the historical context and conceptions of Integral Education in Brazil and through qualitative research with references like Godoy (1995), Brandão (2000) and Ludke & Andrew (2003), we managed to studied the context in which they occurred and made possible the active participation of the researcher in that environment. The school investigated participates in the "More Education Program" which constitutes a strategy of the Federal Government that provides for the provision of full time education in extended journey through the realization of social and educational activities in the opposite shift of the school day held on the school surroundings or outside . We believe that the discussion of the full time education in this study have actual relevance as it is inserted in the national context of public policies that evoke the search for quality of Brazilian education, while a study that combines full time education enlarged the journey to the impacts in the educational processes.;
Palavras-chave Educação integral; Efetividade social; Qualidade no ensino; Programa mais educação; Políticas públicas; Full time education; Social effectiveness; Learning quality; Social politics; More education program;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-03-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4826;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística