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Os currículos de formação de professores para surdos na UFSM: a educação especial como campo de saber (1962-2009)

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Autor Marostega, Vera Lucia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0165001838845975;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Os currículos de formação de professores para surdos na UFSM: a educação especial como campo de saber (1962-2009);
Resumo A presente tese descreve e analisa os discursos que constituem os currículos de formação de professores, problematizando o campo da Educação Especial como locus de formação de professor para surdos. Para tanto, analisa sete currículos de cursos de formação de professores, desenvolvidos entre os anos de 1962 e 2009 na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Utiliza como ferramenta teórico-metodológica o conceito de discurso, inspirada nos estudos foucaultianos em educação. A partir da pesquisa, foi possível constatar três grandes ênfases discursivas nos currículos de formação de professores analisados; são elas: do campo da saúde (início em 1962), da Pedagogia (início em 1973) e da Educação Especial (início em 1984). Em cada ênfase, é possível observar a recorrência de discursos sobre a deficiência e diferença/diversidade. Destaca-se, a partir de 2004, a forte presença dos discursos da diversidade e da inclusão. Conclui-se que os discursos da diversidade, articulados aos da Educação Especial, são condição de possibilidade para a existência da diferença/identidade surda nos cursos de Educação Especial em Santa Maria. Também se conclui que o currículo em vigor iniciado em 2004, comparativamente aos outros currículos, evidencia uma ampliação dos discursos pedagógicos, a diminuição dos discursos das deficiências e a ampliação dos discursos da surdez como diferença. A tese defendida é que os currículos, ao modificarem-se para serem atualizados, contemplam a diversidade e não a diferença surda.;
Abstract This thesis describes and analyzes the discourses that have constituted teacher education curricula by problematizing the field of Special Education as a locus of deaf teacher education. In order to do that, it analyzes seven curricula of teacher education courses developed from 1962 and 2009 at the Federal University of Santa Maria (RS). Inspired by Foucauldian studies in education, it has used the concept of discourse as a theoretical-methodological tool. The research has evidenced three major discursive emphases in the teacher education curricula analyzed, as follows: the health field (started in 1962), Pedagogy (started in 1973) and Special Education (started in 1984). In each of those emphases, it is possible to notice the recurrence of discourses about disability and difference/diversity. Since 2004, the strong presence of discourses about diversity and inclusion has been highlighted. It has been concluded that the discourses about diversity, articulated with those about Special Education, are a condition of possibility for the existence of the deaf difference/diversity in Special Education courses in Santa Maria. It has also been concluded that the curriculum in effect since 2004, in comparison to other curricula, has evidenced an increase in pedagogical discourses, a decrease in discourses about disability and an increase of discourses about deafness as difference. The thesis has defended that the curricula, in their changes to be updated, have favored diversity rather than deaf difference.;
Palavras-chave Diversidade; Currículo; Educação especial; Discurso; Diversity; Curriculum; Special education; Discourse;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2015-06-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4929;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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