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Formação continuada a partir do “chão da escola”: possibilidades e tensões de um processo participativo

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Autor Gai, Neli Aparecida;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9075679508972194;
Orientador Fabris, Elí Terezinha Henn;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Formação continuada a partir do “chão da escola”: possibilidades e tensões de um processo participativo;
Resumo A tese apresenta a análise da experiência de formação continuada vivenciada por alfabetizadoras a partir da proposta de Educação Popular na Rede Municipal de Ensino de Chapecó (1997-2004). Na articulação entre os Estudos em Educação Popular e os Estudos sobre Alfabetização e Formação Continuada de Professores, buscou-se compreender os processos de formação continuada a partir da proposta de Educação Popular, analisando-se as possibilidades e os tensionamentos apontados por umgrupo de alfabetizadoras. A abordagem metodológica adotada para a realização deste estudo é de inspiração etnográfica, sendo consultados registros da Secretaria de Educação, tais como Revista de Educação Popular, Projeto Político-Pedagógico e documentos produzidos no âmbito da formação continuada, como o Caderno de Área. Além disso, aplicou-se questionário com cinco alfabetizadoras que participaram da formação continuada naquele período. Para a análise do material, fez-se uso das ferramentas conceituais oriundas dos estudos freireanos: participação, emancipação e diferença. Com esses encaminhamentos teórico-metodológicos, defende-se a tese de que um processo de formação continuada com base na participação e no trabalho coletivo, tendo a Educação Popular como orientadora, não basta para dar acesso aos conhecimentos específicos da alfabetização. É preciso que tanto a universidade quanto a escolae ou outras agências responsáveis pela formação, como, no caso analisado, a Secretaria de Educação,desenvolvam práticas formativas com acesso aos conhecimentos específicos da alfabetização e à dimensão política e social dos conhecimentos. Por fim, são discutidas as relações entre a proposta analisada e as políticas educacionais curriculares que a desencadearam, no intuito de caracterizar avanços e dificuldades observados e as condições necessárias para que sua implementaçãose desse de forma coerente, contribuindo efetivamente para a construção de uma comunidade escolar autônoma, comprometida com a transformação da realidade sociocultural em que estava inserida.;
Abstract This thesis analyzes the experience of continuing education by literacy teachers, considering the proposal of Popular Education by the Education Network of the city of Chapecó (1994-2007). In the articulation between Popular Education Studies and Literacy and Continuing Education Studies, we have attempted to understand the processes of continuing education through the proposal of Popular Education, by analyzing the possibilities and tensions pointed out by a group of literacy teachers. The methodological approach adopted in this study has ethnographical inspiration. Records by the Education Department, such as the Journal of Popular Education, the Political-Pedagogical Project and documents produced in continuing education, such as the Area Record Book, have been analyzed. Besides, five literacy teachers that participated in continuing education in that period answered a questionnaire. For the analysis of the material, we used conceptual tools from Freirean studies: participation, emancipation and difference. With this theoretical-methodological support, we have advocated the thesis that a process of continuing education based on participation and collective work, by having Popular Education as a guide, is not enough to provide access to specific literacy knowledges. It is that both the university and the school, as well as other agencies in charge of education, such as the Departments of Education, develop educative practices with access to specific literacy knowledges as well as to the political and social dimensions of knowledge. Finally, we have discussed the relationships between the analyzed proposal and curriculum policies that have triggered it, in order to characterize improvements, hindrances, and the conditions required for its coherent implementation, thus effectively contributing to the construction of an autonomous school community committed to the transformation of the social-cultural reality in which it is located.;
Palavras-chave Formação continuada; Educação popular; Alfabetização; Participação; Emancipação; Diferença; Continuing education; Popular education; Literacy; Participation; Emancipation; Difference;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2015-07-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4946;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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