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Avaliação da pós-graduação no Brasil e a produção intelectual: o “modelo Capes” de 1975 a 2002

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Autor Medeiros, Michele Dias;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5691439218242383;
Orientador Klaus, Viviane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Avaliação da pós-graduação no Brasil e a produção intelectual: o “modelo Capes” de 1975 a 2002;
Resumo Esta Dissertação apresenta um estudo sobre a avaliação da pós-graduação brasileira realizada pela Capes, tendo por objetivo problematizar as condições que tornaram possível que a produção intelectual atingisse centralidade no modelo de avaliação. A investigação foi desenvolvida com base em documentos oficiais da Capes, com um recorte temporal abrangendo os anos de 1975 até 2002. O ano de 1975 é considerado como o início da avaliação da pós-graduação pela Capes, e o ano de 2002 encerra a gestão que implementou o novo modelo de avaliação. Para a realização do estudo, foram usadas como lentes teórico-metodológicas as noções de governamentalidade e genealogia, assim como outros conceitos centrais, como: performatividade, norma, neoliberalismo e governamento pelos números. A partir destes conceitos e da análise dos documentos, o estudo pretende entender como a necessidade de classificar e hierarquizar, herdada da Modernidade, se intensifica e se constitui como central na Contemporaneidade, configurando-se como natural no modelo de avaliação utilizado pela Capes na pós-graduação. Entre os principais achados de pesquisa, destaco que: embora a Capes tenha sido criada em 1951, é com a legislação sobre o ensino superior aprovada no final da década de 1960 e com o ideário de desenvolvimento em voga na época que a pós-graduação se fortaleceu e cresceu no Brasil; entre os anos de 1974 e 1979, ocorreu um grande crescimento na pós-graduação, e em 1975 foi realizada a primeira avaliação de cursos, que foi atrelada à concessão de bolsas, sendo que os números da produção intelectual já apareceram como critério nesse primeiro momento da avaliação; no período entre 1979 e 1982, foi necessário fazer uma “calibragem” na pós-graduação; este período foi reconhecido como o de sistematização da avaliação, quando começaram a ser solicitadas aos cursos amostras da produção intelectual, foi realizada uma previsão econométrica e ocorreu uma campanha da “qualidade”; a gestão de 1982-1989 foi apontada como o momento da necessidade de construção de métricas para dar suporte ao processo de avaliação implementado nas gestões anteriores; no período de 1990 a 1994, quando também acontece uma informatização mais pesada na Capes, ocorre a chamada saturação do sistema de avaliação, pois, segundo a Capes, a avaliação não “discriminava” mais a “qualidade”; na gestão de 1995 a 2002, foi implementado o novo sistema de avaliação, e a produção intelectual passou a ter uma centralidade, principalmente a partir do Qualis periódicos; a partir deste período, intensificam-se a meritocracia, o desempenho, a performatividade e a competitividade.;
Abstract This dissertation presents a study on the evaluation of the Brazilian postgraduate courses performed by Capes, aiming at problematizing the conditions that have enabled the intellectual production to attain a central role in the evaluation model. The investigation has been grounded on official documents issued by Capes from 1975 to 2002. The year 1975 has been regarded as the beginning of the evaluation of postgraduate courses by Capes, and year 2002 as the end of the management that implemented the new evaluation model. As theoretical-methodological lenses, the study has adopted the notions of governmentality and genealogy, as well as other central concepts such as performativity, norm, neoliberalism and government by the numbers. From both these concepts and the documental analysis, the study has aimed to understand how the need to classify and rank, which has been inherited from Modernity, has been instensified and become central in Contemporaneity, thus being regarded as natural in the model used by Capes to evaluate postgraduate courses. The following research findings should be highlighted: although Capes was founded in 1951, the postgraduate courses were strengthened and developed in Brazil with both higher education laws passed in the late 1960s and the development ideas then in vogue; between 1974 and 1979, the postgraduate courses experienced a huge development, and in 1975 the first scholarship-oriented evaluation was performed, and the amount of intellectual production emerged as a criterion in that early period of evaluation; from 1979 to 1982, it was necessary to perform an “adjustment” in the postgraduate system, leading to the evaluation systematization, when the courses started being required to show their intellectual production, an econometric planning was performed, and a “quality” campaign took place; 1982-1989 management was pointed as the moment in which the design of measurements was required to support the evaluation process implemented in previous managements; from 1990 to 1994, when Capes informatization became stronger, the so-called saturation of the evaluation system occurred, as the evaluation was no longer able to “differentiate” “quality”, according to Capes; along the 1995-2002 management, the new evaluation system was implemented, and the intellectual production became central, particularly through Qualis journals; from this period on, meritocracy, performance, performativity and competitiveness have been intensified.;
Palavras-chave Educação; Políticas públicas; Pós-graduação; Avaliação; Produção intelectual; Education; Public policies; Postgraduate courses; Evaluation; Intellectual production;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-04-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5342;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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