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Profissão, tempo, relações: tensões de gestores de instituições de ensino superior na contemporaneidade

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Autor Ramirez, Rosa Eulógia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5661086405159574;
Orientador Follmann, José Ivo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2801367846512759;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Profissão, tempo, relações: tensões de gestores de instituições de ensino superior na contemporaneidade;
Resumo A presente tese doutoral busca investigar as tensões que fazem parte do cotidiano dos professores/pesquisadores que assumem cargo de gestão em Instituições de Ensino Superior e que se constituem, sob a perspectiva da pesquisa, em tensões institucionais, temporais e relacionais. Busca igualmente analisar as implicações no cotidiano dos gestores de instituições de natureza pública, privada confessional, privada comunitária e particular e compreender os fatores de onde decorrem tais tensões. A investigação é embasada em perspectivas teóricas no âmbito da gestão como prática social, liderança e identidade que contribuem para reflexão sobre questões referentes à formação e vivência desses sujeitos, na sua dimensão integral. Sob a perspectiva da Hermenêutica de Profundidade proposta por Thompson (2011), no decorrer dos capítulos, são discutidas temáticas que buscam responder às inquietações: quais as tensões que fazem parte do cotidiano dos sujeitos que assumem cargos de gestão em Instituições de Ensino Superior de distintas naturezas? Que implicações tais tensões geram em sua vida profissional e pessoal? O percurso metodológico ancorado na Hermenêutica de Profundidade envolve estudo documental e bibliográfico, complementado pela análise qualitativa de dados levantados mediante a realização de quatro entrevistas em profundidade com lideranças de Instituições de Ensino Superior pública, privada confessional, privada comunitária e particular. A partir do diálogo com os gestores universitários, a interpretação e reinterpretação dos dados à luz das referências bibliográficas e de três macrocategorias de análise, encontramos sete dimensões de tensões que se tornaram mais evidentes ao longo das entrevistas: tensões institucionais decorrentes do acúmulo de responsabilidades, do processo de preparo e formação dos gestores, do processo decisório e busca pela excelência; tensões temporais decorrentes da transitoriedade dos cargos de gestão e da escassez de tempo; tensões relacionais e suas implicações nas dimensões relacional e familiar e decorrentes da sobreposição da vida profissional sobre a pessoal. Os dados evidenciam ainda que tais dimensões, bem como as tensões de modo geral, estão profundamente relacionadas entre si e impactam de maneira profunda o cotidiano e a vida dos gestores universitários.;
Abstract This doctoral thesis is aimed at investigating the tensions that take part in the daily lives of teachers/researchers in charge of management positions in higher education institutions which are, from the perspective of this research, institutional, temporal and relational tensions. It also seeks to analyze the implications in daily lives of managers from Public Institutions, Private Confessional, Community Private, and Private ones and to understand the sources of these tensions. The research is based on theoretical perspectives in management as a social practice, leadership and identity, which contributes to reflect about issues regarded to training and experience of these individuals in their integral dimension. From the perspective of Depth Hermeneutics proposed by Thompson (2011), in the course of the chapters it is discussed the themes seeking to respond to the anxieties: which are the tensions that take part in daily lives of those who take the lead in management positions in higher education institutions of different kinds? What are the implications such tensions generate in their professional and personal lives? The methodological approach is anchored in Depth Hermeneutics involving documentary and bibliographical studies, complemented by qualitative analysis of data collected by four in-depth interviews with leaders of Public Higher Education Institutions, Private Confessional, Community Private and Private ones. From the dialogue with those university managers, the interpretation and reinterpretation of the data in the light of the references and the three macro analysis categories, it was found seven dimensions of tensions which were more visible during the interviews: institutional tensions arising from the accumulation of responsibilities, from the process of the managers’ development and training, from the decision-making process, and from the pursuit of excellence; temporal tensions arising from the transience of management positions and lack of time; relational tensions and their implications to the relational and family dimensions arising from the overlap of professional life upon their personal life. The data also make clear that such dimensions as well as the tensions in general are deeply interrelated and they impact profoundly the routine and the lives of university managers.;
Palavras-chave Tensões; Gestores universitários; Identidade; Ensino superior; Tensions; University managers; Identity; Higher education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Tese;
Data de defesa 2016-09-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5954;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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