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Uma perspectiva trágica do sofrimento nas práticas escolares

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Autor Seibert, Deisi Mônica;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7937258521432198;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Uma perspectiva trágica do sofrimento nas práticas escolares;
Resumo Esta dissertação objetiva analisar como o sofrimento vem sendo operado nas práticas escolares com crianças dos anos iniciais de uma escola pública de São Leopoldo. Para tanto, parte de uma perspectiva nietzschiana sobre o trágico para discutir o imperativo que relaciona felicidade e infância. Além desse conceito, que norteia toda a pesquisa, outros são trabalhados na constituição do estudo, como filosofia com crianças, infância do pensamento e a grande saúde. Além de Nietzsche, outros autores entraram para essa conversação, tais como Deleuze, López, Kohan, Larrosa, Kastrup, Corazza, Nikolay, entre outros. Para tanto, produziu-se oficinas filosóficas com professores e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola como um modo mais intensivo de se fazer pesquisa em educação. A partir das oficinas realizadas, foi observada a força do enunciado do cuidado, abrindo para três dimensões de análise genea-carto-lógica: salvacionismo que aprisiona, cuidado e responsabilidade docente; e presença-ausência, vida- morte. Desse modo, entende-se a escola como essa luta de forças, marcada pela lógica salvacionista, mas ainda se constituindo como um importante espaço de acolhimento e exercício do pensamento sobre a infância, o sofrimento, a vida e a morte. Proponho, então, um “cuidado apesar de”, que contempla essa visão trágica do sofrimento.;
Abstract This investigation aims to analyze how suffering has been operated in school practices with children from the early years of a public school in São Leopoldo. So, the theory is mainly based on the Nietzschean perspective of the tragic concept to discuss the imperative that relates happiness and childhood. In addition to this concept, which guides all research, others are used to compose this study, such as philosophy with children, “childhood of thought” and great health. Besides Nietzsche, other authors theorize this conversation, such as Deleuze, Lopez, Kohan, Larrosa, Kastrup, Corazza, Nikolay, among others. Thus, philosophical workshops were developed with teachers and students from the third years of elementary school as a more intensive way of doing research in education. The strength of the statement of caring was observed at the workshops, opening up to three dimensions of “gene-carto-logic” analysis: salvation that imprisons, caring and teaching responsibility; and presence-absence, life-death. Hence, school is understood as this struggle of forces, marked by a salvationist logic, but still constituting itself as an important space of reception and exercise of thought about childhood, suffering, life and death. Thus, I propose, “despite care", which contemplate this tragic view of suffering.;
Palavras-chave Infância; Escola; Sofrimento; Trágico; Oficinas de Filosofia com crianças; Childhood; School; Suffering; Tragic; Philosophy with children workshops;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-03-26;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8128;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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