RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A centralidade das competências socioemocionais nas políticas curriculares contemporâneas no Brasil

Mostrar registro simples

Autor Ciervo, Tássia Joana Rodrigues;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9659180374480813;
Orientador Silva, Roberto Rafael Dias da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3180659616699939;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A centralidade das competências socioemocionais nas políticas curriculares contemporâneas no Brasil;
Resumo A dissertação objetiva compreender como as competências socioemocionais operam no interior do currículo escolar e a quais mecanismos essas competências respondem. Entende-se que a técnica de poder do neoliberalismo contemporâneo adquire uma forma sutil e inteligente, pois investe nas emoções e na sua força produtiva. Hoje em dia, foram introduzidos, no cotidiano dos indivíduos, critérios empresariais para a vida emocional. Sendo assim, caracteriza-se um cenário de capitalismo emocional, no qual discursos econômicos e emocionais parecem moldar uns aos outros, transformando as emoções em microesferas públicas. Em certa medida, aqui as emoções são esvaziadas, uma vez que são transformadas em objetos. A partir dessa centralidade no indivíduo, deparamo-nos com uma ênfase sobre a conduta dos alunos; dessa maneira, o giro no afetivo parece constituir um eixo-chave nas políticas e nos debates contemporâneos no que se refere ao processo de escolarização. O cenário acima desenhado constitui o presente e se torna pressuposto para respondermos à seguinte interrogativa: como as competências socioemocionais operam no interior do currículo escolar e a quais mecanismos elas respondem? Para tal, a materialidade da presente pesquisa é composta dos documentos oriundos de organismos nacionais e internacionais, como o Instituto Ayrton Senna (IAS), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), totalizando 12 documentos (artigos, sumários, informativos, estudos). Também foram utilizados três documentos normativos oriundos do Ministério da Educação e Cultura (MEC): os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1997 e 1998 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados da investigação são que: 1) a forma como as competências socioemocionais têm sido apresentadas secundariza o conhecimento escolar, reflexo da progressiva psicologização e consolidação do ethos terapêutico contemporâneo; 2) a análise permitiu identificar um movimento expansionista das funções da escola, denotando a esta a incumbência de resolução de problemas sistêmicos; 3) e, por fim, a análise permitiu visualizar o quanto as emoções “hoje em dia” não só estão estratificadas como também estratificam os indivíduos. Essa forma de compreensão das emoções no contemporâneo possui por projeto a formação de um “homem novo” resiliente e performático; caberia à instituição escolar forjá-lo dentro de suas paredes.;
Abstract The thesis aims to understand how social-emotional competencies operate within the school curriculum and to which mechanisms these competencies respond. It is understood that the power technique of contemporary neoliberalism acquires a subtle and intelligent form, because it invests in the emotions and in its productive force. Nowadays, entrepreneurial criteria for emotional life have been introduced into everyday life. Thus, a scenario of emotional capitalism is characterized, in which economic and emotional discourses seem to shape each other, transforming the emotions into public microspheres. To a certain extent, here the emotions are emptied, once they are transformed into objects. From this centrality in the individual, we find an emphasis on the conduct of the students; hence, a shift on affection seems to be a key axis in contemporary policies and debates regarding the schooling process. The scenario outlined above constitutes the present and becomes a prerequisite for answering the following question: how do socio-emotional competencies operate within the school curriculum and to what mechanisms do they respond? To this end, the analytical materials of this research are composed of documents originating from national and international organizations, such as the Ayrton Senna Institute (IAS), the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), the Organization for Economic Cooperation and Development and Economic Development (OECD), in a total of 12 documents (articles, summaries, information, studies). Three norms from the Ministry of Education and Culture (MEC) were also used: National Curricular Parameters of 1997 and 1998, and the National Curricular Common Base. The results of the research are that: 1) the way in which social-emotional competencies have been presented puts school knowledge in second place, reflecting the progressive psychologization and consolidation of the contemporary therapeutic ethos; 2) the analysis identified an expansionist movement of the functions of the school, denoting to it the task of solving systemic problems; 3) and, finally, the analysis showed how much the emotions today are not only stratified but also stratify the individuals. This way of understanding emotions nowadays takes as a project the formation of a resilient and performatic “new man”; it would be the school institution’s role to forge it within its walls.;
Palavras-chave Currículo; Competências socioemocionais; Capitalismo emocional; Políticas curriculares; Curriculum; Social-emotional competencies; Emotional capitalism; Curricular policies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-03-18;
Agência de fomento CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8185;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística